iluminação do Parque São Lourenço está sendo substituída para dar mais comodidade e segurança aos frequentadores e turistas. Estão sendo trocados postes de iluminação, luminárias e cabeamento subterrâneo. É a segunda intervenção do Plano de Investimento em Iluminação Pública de Curitiba, lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em março deste ano. A primeira foi no Parque Tanguá, já concluída.

A previsão de término dos trabalhos no parque São Lourenço é de 30 dias, com um investimento de R$ 343 mil.

Equipes próprias da Secretaria Municipal de Obras executam serviços de infraestrutura, como a abertura de valetas para a implantação de aproximadamente 10 quilômetros de cabeamento subterrâneo e instalação de conexões para posterior colocação de 156 postes e luminárias ao redor da pista de caminhada e ciclovias. Alguns pontos já foram instalados com a substituição de equipamentos antigos de iluminação.

De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro Camargo, esse processo de revitalização da iluminação em praças e parques faz parte da política adotada pela Prefeitura para incentivar, cada vez mais, o uso do espaço público pela população, por visitantes e turistas.

As luminárias em processo de instalação no Parque São Lourenço são do tipo Rubi, com utilização específica para espaços abertos. Os parques Barigui e Tanguá já utilizam esses equipamentos.

Em execução

O projeto para revitalização de iluminação em praças e parques de Curitiba iniciou no Parque Tanguá. Em janeiro, o túnel do parque recebeu dez luminárias de LED, as trilhas de caminhada ganharam novas luminárias dotadas com lâmpadas de vapor metálico de alto rendimento e o paredão uma nova iluminação cênica.

Os parques Tingui e Lago Azul serão os próximos a receber a iluminação revitalizada, segundo previsão da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O plano de investimentos em iluminação Pública conta com 11 diretrizes elaboradas para direcionar as ações e projetos no setor para os próximos dois anos. Serão investidos R$ 90 milhões para ampliar a segurança e a qualidade de vida da população.

O plano prevê intervenções para a melhoria na iluminação no entorno dos pontos de ônibus, em praças, parques, calçadas e ciclovias e também em rotas de diversas linhas de ônibus.