JOÃO PEDRO PITOMBO
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Subiu para dez o número de mortos em deslizamentos ocorridos na madrugada desta segunda-feira (27) em Salvador, segundo a prefeitura da capital baiana.
Seis vítimas foram localizadas na comunidade do Barro Branco, numa encosta da avenida San Martin, periferia da capital baiana. A terra deslizou e atingiu quatro casas no local.
As outras quatro vítimas foram encontradas no bairro Marotinho, próximo à BR-324, principal entrada rodoviária de Salvador.
Mais oito pessoas foram resgatadas com vida após serem soterradas.
Entre as vítimas fatais está uma criança de 12 anos. Resgatado por vizinhos, ele chegou a ser encaminhado a uma unidade de pronto atendimento, mas já chegou sem vida ao local.
Até as 15h30 desta segunda-feira (27), a prefeitura registrou 157 ocorrências por causa das chuvas, incluindo 92 deslizamentos, 15 alagamentos e 6 desabamentos de imóveis.
Aulas em escolas e universidades foram suspensas na capital baiana. O órgão municipal de trânsito orienta os motoristas a evitarem as principais avenidas da capital.
Pelo menos dois hospitais foram parcialmente alagados: o Santo Antônio, gerido pelas obras sociais Irmã Dulce, e o hospital privado Agenor Paiva.
Segundo a prefeitura, choveu 198 milímetros na região de San Martin nas últimas 24 horas. O volume é equivalente a 65% do esperado para todo o mês de abril.
A administração informou que realiza uma operação com 500 servidores nos locais afetados pelas fortes chuvas. O prefeito ACM Neto (DEM) classificou as chuvas registradas em abril deste ano como as piores dos últimos 21 anos.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o clima deve permanecer nublado com pancadas de chuva ao longo do dia em Salvador.