SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A partir da próxima segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal, responsável por cerca de 70% do crédito imobiliário do país, vai reduzir o limite para o financiamento de imóveis usados com recursos da poupança.
A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança, vai passar de 80% para 50% nas operações do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), e de 70% para 40% para imóveis no SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), pelo SAC (Sistema de Amortização Constante).
O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, o que beneficia o setor de construção.
A mudança, que mitiga o problema da redução de depósitos na poupança, também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o banco.
“A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular -operações do Minha Casa, Minha Vida e recursos do FGTS.”
Na opinião da advogada Daniele Akamine, sócia da Akamines Negócios Imobiliários, por ora, não deve afetar os demais bancos, que poderão ser uma opção para os compradores. Com a nova alteração, segundo ela, eles estarão em um patamar de igualdade competitiva com a Caixa.
ENTENDA O QUE MUDA
SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO
O Sistema Financeiro de Habitação regula a maioria dos financiamentos imobiliários no Brasil e usa recursos do FGTS ou da poupança.
A mudança da Caixa vale apenas para financiamentos com recursos da poupança. O limite que o consumidor pode parcelar vai cair dos atuais 80% para 50% do valor total do imóvel usado. O restante do valor deverá ser pago como entrada.
Para financiamentos usando recursos do FGTS, as regras não mudam.
O SFH envolve operações com imóveis de até R$ 750 mil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal; nos demais Estados, o valor é de até R$ 650 mil.
SISTEMA FINANCEIRO IMOBILIÁRIO
O Sistema Financeiro Imobiliário rege as operações que não se enquadram no Sistema Financeiro de Habitação.
Para essas operações, a Caixa irá reduzir o limite de parcelamento de 70% para 40% do valor total do imóvel usado.
MINHA CASA, MINHA VIDA
As regras não mudam para os financiamentos de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida.