Em celebração ao Dia das Domésticas, comemorado ontem, o Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal do Trabalho, Secretaria da Mulher e INSS realizaram uma ação de conscientização para a categoria na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. Neste dia também aconteceu a eleição para o Sindicato das Domésticas (Sindidom).

Durante todo o dia, as domésticas que foram até a praça receberam informações sobre direitos. O objetivo foi esclarecer as domésticas a respeito de seus direitos e fortalecer a categoria, explica a procuradora do trabalho Cristiane Sbalqueiro, que coordenou o evento.
Neste dia, a Secretaria do Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba também levou para a Rui Barbosa o Sine Móvel. Estou animada com a possibilidade de conseguir uma vaga de emprego. Gosto de trabalhar em casa de família, afirmou Sinéia Alves Barbosa, de 33 anos, natural de Xiquexique (Bahia), é empregada doméstica e procura uma colocação.

O Sine Curitiba tem atualmente a oferta de 700 vagas de emprego. Temos colocação para auxiliar de cozinha, auxiliar doméstica e limpeza geral, informou Antoninho Carlos Claudino dos Santos, da Secretaria do Trabalho e Emprego. Quem não conseguiu ser atendido ontem na praça pode comparecer a uma das agencias do Sine localizadas nas Ruas da Cidadania para confecção de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra e cadastro.
Eleição — Até as 20 horas de ontem foi realizada a eleição para a composição da nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato das Domésticas (Sindidom). Todos os trabalhadores domésticos e diaristas moradores em Curitiba e Região Metropolitana que comprovarem exercer a atividade por meio de carteira de trabalho assinada, talão de recolhimento previdenciário, puderam votar para o conselho fiscal. Havia apenas uma chapa inscrita