VALDO CRUZ E FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Em busca de remontar sua base aliada no Congresso, a presidente Dilma Rousseff definiu nesta terça-feira (28) indicações que atendem o peemedebista Renan Calheiros (AL) e visam reorganizar sua liderança no Congresso.
Ela indicou dois nomes para ocupar diretorias da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o novo líder do governo no Senado, que será o senador petista Delcídio Amaral (MS).
Renan, que perdeu recentemente o comando do Ministério do Turismo, do qual foi exonerado seu afilhado político Vinicius Lages, emplacou Fernando Mendes Garcia Neto na Anvisa -nome que ele já havia tentando indicar em outras ocasiões, sem sucesso.
O outro diretor indicado para a Anvisa é Jarbas Barbosa, atual secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Ele é uma indicação do ministro petista da Saúde, Arthur Chioro. A indicação de Jarbas coloca na diretoria da agência um profissional com experiência e formação na área de saúde. Até então, os outros diretores tinham formação inicial em áreas de direito e economia.
Dilma indicou ainda o nome de Karla Santa Cruz Coelho para uma diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
A indicação do petista Delcídio Amaral para a liderança do governo no Senado, que estava vaga havia mais de cem dias, agrada o novo articulador político do governo, o vice-presidente Michel Temer. O senador já vinha atuando informalmente, nos últimos dias, em algumas missões para o governo.