A comercialização de veículos seminovos e usados subiu 9,4% no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Foram mais de 3,1 milhões de veículos comercializados. A reação desse mercado – que corresponde a veículos com até três anos de uso – ganhou fôlego com o fim do IPI reduzido e a entrada de novos itens de segurança de série, como airbag e freio ABS, que encareceram o custo dos novos.

Na Copava, concessionária Volkswagen de Curitiba, as vendas de seminovos foram além, e nos últimos três meses o acúmulo foi de 20%. Com o crescimento da demanda, a busca das concessionárias para manter o estoque faz com que elas ofereçam melhores condições para quem deseja vender o próprio veículo.

De acordo com o gerente de vendas de seminovos da Copava, Cleomar de Lima, a compra de seminovos é um reflexo da demanda do mercado: O consumidor percebe no seminovo uma excelente escolha para adquirir um veículo com qualidade, pouco tempo de uso e um custo justo que caiba em seu orçamento, explica. Assim, as vendas aumentam e a necessidade de estoque da concessionária também. Por isso é preciso que as pessoas não só comprem, mas também negociem seu veículo seminovo.

Ainda segundo o gerente, em novembro de 2014 a Copava já havia adquirido várias unidades de seminovos, e a demanda voltou em fevereiro deste ano, pois o momento econômico também é propício para a venda de veículos pelo usuário comum. As vantagens para quem vende dizem respeito à discrição, segurança e à credibilidade de uma concessionária que está há 50 anos no mercado. Fazemos uma avaliação justa, o carro é avaliado de acordo com o preço de mercado, às vezes até um pouco a mais, conta.

É o caso empresário Sandro Santana, que vendeu o próprio veículo na concessionária. Era muita conta para pagar e eu decidi abrir mão do meu carro. É mais seguro e confiável do que vender para qualquer um. Achei o valor ofertado justo. Mais pra frente eu devo comprar outro, conta.