FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – No dia em que a medida provisória que refinancia as dívidas fiscais dos clubes começa a ser debatida por congressistas, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, participou de encontro com os presidentes da Câmara e do Senado e reforçou a posição contrária da entidade ao texto do Executivo.
“Com a MP do jeito que está, eles [clubes] não vão aderir”, disse Marco Polo Del Nero, nesta terça-feira (28), após reuniões com Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele afirmou ser necessário fazer “alguns ajustes” ao texto. “Senão, não há como fazer o futebol dentro daquilo que a gente quer.”
Para a CBF, a MP é inconstitucional e fere a autonomia das entidades esportivas. Um dos pontos de divergência é a limitação de 70% da receita bruta dos clubes para gastos com a folha de futebol profissional. Sem entrar em detalhes, o presidente da CBF afirmou que há “oito, nove itens” que precisam ser alterados na medida provisória.
“A tramitação está em boas mãos. Tenho absoluta confiança nos deputados”, afirmou, em tom otimista. “[Viemos] Dizer que estamos em condições de discutir os problemas do futebol brasileiro, à disposição do Congresso”, afirmou.
Del Nero afirmou que a CBF não vai “pedir nada” aos parlamentares que integram comissão sobre o assunto. “Eles sabem o que fazem”, emendou.
Del Nero assumiu a presidência da CBF no último dia 17.