SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A filipina Mary Jane Fiesta Veloso, 30, condenada por tráfico de drogas, foi poupada da execução prevista pelo governo da Indonésia, segundo jornais locais. Os outros oito fuzilamentos esperados aconteceram à 0h30 (14h30 no horário de Brasília), inclusive do brasileiro Rodrigo Gularte.
Segundo informações do jornal Jakarta Post, a execução da filipina foi suspensa após a prisão da mulher apontada como a responsável por colocar a droga em sua bagagem. Jornais filipinos afirmam que Maria Christina Sergio se apresentou à polícia das Filipinas voluntariamente na manhã desta terça (28) e será investigada.
Veloso foi presa no aeroporto de Yogyakarta em abril de 2010 e condenada em outubro do mesmo ano à pena de morte, por tentar entrar com 2,5 kg de heroína na Indonésia.
Ela disse, na ocasião, que viajou ao país porque uma amiga da família havia lhe prometido um emprego como doméstica. Alegou, também, que a mulher integrava uma quadrilha internacional que secretamente colocou a droga dentro da mala que carregava.
Ao todo, foram executados um brasileiro, um indonésio, dois cidadãos da Austrália, três da Nigéria e um de Gana. Os fuzilamento ocorreram na ilha de Nusakambangan, no interior indonésio.
Cerca de 300 pessoas, entre jornalistas indonésios e estrangeiros, e curiosos locais estavam diante do porto de Wijayapura, que dá acesso à ilha de Nusakambangan. Longe do local de execuções, era o mais próximo a que os jornalistas podiam chegar.