A população de cinco bairros recebe nesta semana, entre segunda (4) e sexta-feira (8), cinco novas feiras do programa Nossa Feira. O programa garante uma cesta de aproximadamente 33 produtos, entre frutas e verduras, a R$ 1,79 o quilo, possibilitando ao consumidor uma economia de até 40% em relação aos preços praticados pelo mercado convencional. As novas feiras serão abertas nos bairros Capão da Imbuia, Cajuru, Bairro Alto, Pilarzinho e Uberaba, que serão montadas uma vez por semana, entre 17 e 21 horas.

O modelo de comercialização adotado pela Prefeitura, e gerenciado pela Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab), é o diferencial e o que garante a fixação do preço dos produtos no programa Nossa Feira. A maior parte dos produtos é proveniente das safras de agricultores familiares, organizados em pequenas cooperativas. Vencedoras das licitações, as duas cooperativas de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba – a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) e a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Solidária de São José dos Pinhais (Copasol) – são as responsáveis pelo fornecimento do mix de produtos e pela comercialização direta aos consumidores nas dez feiras do programa.

Modelo

Com essa organização, o negócio tornou-se atraente para todas as partes envolvidas: aos consumidores, preço acessível, com qualidade e variedade de produtos; aos produtores familiares, um canal de escoamento e comercialização das safras familiares, com maior rapidez na circulação do dinheiro em relação aos demais canais de comercialização até então existentes. Unir todos os elos dessa cadeia é o modelo que começa a impulsionar a organização de pequenas cooperativas e agricultores familiares, ao mesmo tempo em que disponibiliza e possibilita o acesso a alimentos mais saudáveis e com maior valor nutricional a populações de baixa renda, afirmou o secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto.

A inexistência de equipamentos públicos semelhantes na região e o perfil econômico das regiões em que estão sendo instaladas as feiras do programa é o critério de escolha utilizado pela Prefeitura na definição dos pontos do Nossa Feira. A abertura das cinco novas feiras nas regiões Norte e Leste completa a meta prevista no Plano de Governo nesta gestão.

Estruturação

Em março completou um ano que o programa Nossa Feira começou a ser implantado. No ano passado foram instaladas as cinco primeiras feiras da modalidade, na Região Sul, nos bairros Alto Boqueirão, Tatuquara, CIC, Sítio Cercado e Caiuá. Em cada feira são comercializadas aproximadamente 7 toneladas de produtos e são atendidas em média 1,3 mil pessoas. De acordo com uma projeção feita pela secretaria do Abastecimento, cada feira tem potencial de alcance de 10 mil famílias no entorno dos locais em que são instaladas.

Para atender à necessidade logística do programa, realizada pelas duas cooperativas, Coocastel e Copasol, responsáveis pelo fornecimento e comercialização nas Nossas Feiras, a secretaria do Abastecimento mantém uma unidade dentro da Central de Abastecimento (Ceasa), de Curitiba, cedida exclusivamente para a operacionalização das cargas de frutas, legumes e verduras que serão comercializadas nas feiras.

 

Confira a localização e as datas das Novas Nossas Feiras

Capão da Imbuia

Segundas-feiras, das 17 às 21h

Rua Dra. Juracy Riquelme, ao lado da Escola Municipal Eva da Silva

Centenário (Cajuru)

Terças-feiras, das 17 às 21h

Av. Jornalista Aderbal Gaertner Stresser, próximo à Escola Municipal Irati

Bairro Alto

Quartas-feiras, das 17 às 21h

Rua Epaminondas Santos, ao lado da Escola Municipal Araucária

Pilarzinho

Quintas-feiras, das 17 às 21h

Rua José Morais, ao lado do Centro de Educação Infantil Cinderela

Uberaba

Sextas-feiras, das 17 às 21h

Rua Soldado Vicente Pereira Miranda, próximo à Escola Municipal Marumbi