A Prefeitura está realizando uma série de investimentos na Região Sul de Curitiba, área que apresentou o maior crescimento populacional da cidade durante a última década. Os bairros Tatuquara e Campo de Santana recebem obras de pavimentação, saúde, educação, habitação e meio ambiente que irão melhorar a infraestrutura disponível e a qualidade de vida dos seus moradores.

Quatro grandes obras devem ser entregues até o fim deste ano nos dois bairros: a Rua da Cidadania do Tatuquara e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Ordem II, Timbori e Campo de Santana/Rio Bonito. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara tem previsão de término para o primeiro semestre de 2016.

O Campo do Santana teve crescimento populacional de 263,42% entre os anos 2000 e 2010, enquanto o Tatuquara, 45,24% — índices muito acima da média da cidade (10,36%). Diante de tal avanço, os serviços públicos municipais precisam ser ampliados em ritmo mais acelerado e os investimentos concentrados.

“Trabalhamos para construir uma Curitiba cada vez mais humanizada, inovadora e participativa. Por isso, criamos um grupo de trabalho para estudar e propor planos e projetos para a região Sul da cidade, com o propósito de permitir um crescimento organizado, equilibrado e ambientalmente correto, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.

Outra novidade na região é a Reserva do Bugio, inaugurada em março. Com 827 hectares, trata-se do maior refúgio urbano de vida silvestre do país, no local onde o Rio Barigui encontra as águas do Rio Iguaçu. A preservação do espaço é garantida por um acordo metropolitano, que inclui os municípios vizinhos de Fazenda Rio Grande e Araucária.

Muitas pessoas estão frequentando a Reserva do Bugio. São famílias que agora podem sentir a natureza mais próxima e conseguem chegar lá através do asfalto novo. Ficou muito bom!, afirma José Anselmo de Souza, o Zé da Chácara, morador há mais de 20 anos na região.

Na área da saúde, o bairro Tatuquara teve a reforma da Unidade de Saúde Santa Rita, que está em andamento. A próxima unidade a ser reformada será a Dom Bosco. Ambas receberão reformas de pintura interna, externa, troca de piso, com recursos do governo federal, por meio do Requalifica SUS.

É uma região da cidade que merece atenção devido a este crescimento populacional, que avançou nos últimos anos, afirma o administrador da Regional Pinheirinho, Edgar Otto Hauber Junior

Travessia

A população aprovou a implantação de duas travessias elevadas na Rua Jovenilson Américo de Oliveira, em frente ao CMEI Moradias da Ordem, no bairro Tatuquara. Além das travessias, mais uma lombada foi instalada próximo ao local, na Rua Evilázio Augusto Bley, em frente ao Portal do Futuro.

A presidente da Associação de Proteção a Infância Vovô Vitorino, Maria Julia Xavier, utiliza a via todos os dias e percebeu a mudança. Melhorou muito e trouxe mais segurança para quem cruza a via, que é sempre movimentada. Principalmente alunos, jovens e idosos que circulam por aqui. Agora os motoristas param para atravessarmos a rua.

Pavimentação

Com a inauguração da Reserva do Bugio, algumas melhorias foram feitas nos principais acessos ao parque. Entre elas, a pavimentação da Rua João Eneas Ramos de Sá. Um trecho de 200 metros, que antes era de saibro, agora conta com asfalto novo.

Outros dois quilômetros de pavimentação foram feitos pela Prefeitura no Tatuquara: na Rua Enette Dubard, que foi revitalizada e tem agora nova pavimentação, amplas calçadas com acessibilidade e nova iluminação decorativa, o trecho revitalizado foi de 1,2 mil metros, entre as ruas Desembargador Ernani Almeida de Abreu e Poeta Bernardo Guimarães.

Iluminação

No Campo do Santana, os investimentos ocorreram na ampliação da rede elétrica de iluminação pública, obras de drenagem e limpeza de canal, pavimentações, implantação de ciclovias, entre outras.

A área da habitação recebeu mais 600 novas unidades. Também houve 750 metros de pavimento na Rua Ângelo Tozim, que dá acesso aos residenciais Cidade Pavia, Cidade de Broni e Cidade de Novara e Cidade Pádova. São condomínios de apartamentos localizados no bairro Campo de Santana, destinados às famílias inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Mais de 2 mil metros de obras de drenagem e limpeza de canal forem feitas na região. Na Rua Alda Bassetti Bertoldi, o Canal Extravasor, com extensão de 1,1 mil metros recebeu limpeza, assim como os outros 1,1 mil metros do canal da Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho.

 

Outros investimentos e manutenções nos bairros Tatuquara e Campo de Santana

Vias pavimentadas

Rua Francisco Raphael Di Lascio, da rua João Grosmann Sobrinho em diante (extensão 300 metros)
Travessa Gilmar Cesar Piekarski, entre as ruas Adriana Ceres Zago Bueno e Enette Dubard (extensão 185 metros)
Rua Ferdinand Otto Muller, entre as ruas Josuel Ferreira e Victalina Veiga (extensão 310 metros)
Obras de sinalização e melhorias no trânsito

Implantação de cinco travessias elevadas nas ruas Jovenilson Américo de Oliveira, Evilázio Augusto Bley e Enette Dubard;
Implantação de sete lombadas nas ruas Evilázio Augusto Bley, Stella Camargo Arzua, Hamilcar Pizzatto, Ernesto Germano Francisco Hannemann, Jovenilson A. de Oliveira, Desembargador Joaquim Ferreira e Pedro Prosdócimo com a Pero Vaz de Caminha;
Implantação de semáforo no cruzamento das ruas Nicola Pellanda e João Amadeu Pedro Bom;
Implantação de semáforo no cruzamento da Estrada Del Bruno de Almeida com a Rua Antonio Zanon;
Implantação de semáforo no cruzamento da Avenida Jovenilson Américo de Oliveira com a Rua Ernesto Germano F. Hannemann
Obras de drenagem

Prolongamento da tubulação extravassora de 1,5 metro na Rua Heron Wanderley com a Rua Pedro Prosdócimo, numa extensão de 9 metros;
Prolongamento de tubulação extravassora de manilhas de 1,5 metro na Rua Dep. Vidal Vanhoni com a Rua Pedro Prosdócimo, numa extensão de 9 metros;
Limpeza e desobstrução do canal da Rua Dep Vidal Vanhoni, numa extensão de 450 metros;
Limpeza e desobstrução do canal da Rua Wacilio Zacachuca, numa extensão de 1,1 quilômetro, bem como reassentamento de três tubos;
Reparos na travessia da Rua Pedro Prosdocimo, numa extensão de 8 metros;
Limpeza e desassoreamento do Arroio Gleba da Ordem, entre o Rio Barigui e a Rua Jovenilson Américo de Oliveira. Extensão de 2,8 quilômetros
Reassentamento de travessia de 1,5 metro na Rua Des. Joaquim Ferreira Guimarães, numa extensão de 4 metros;
Assentamento de tubulação de 1,5 metro na Rua João Eneas Ramos de Sá com a Rua Pedro Prosdócimo, numa extensão de 9 metros.