O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, é o campeão paranaense de 2015. O título foi garantido nesse domingo (dia 3) com a vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba, no estádio Couto Pereira. Na verdade, o clube do Interior nem precisava vencer a partida, já que ganhou o jogo de ida, na semana passada em Ponta Grossa, por 2 a 0. No total dos dois jogos, uma esmagadora vitória de 5 a 0 para o Fantasma.

Esse foi o primeiro título do Paranaense do Operário, fundado em 1912. O clube foi vice-campeão estadual em 14 edições – a última em 1961. O clube de Ponta Grossa não tinha vaga garantida no Campeonato Brasileiro. Agora, pela campanha no estadual de 2015, entrará na Série D (quarta divisão) nacional.

O Interior tem agora 13 títulos do Paranaense, contra 91 da capital. Em 2014, o troféu também ficou fora de Curitiba — o Londrina venceu o Maringá na final do ano passado.

O Coritiba jogou com um esquema que não havia sido usado em 2015: o 4-4-2 “inglês”. Os quatro do meio-campo na mesma linha. A defesa tinha Norberto na direita, Luccas Claro e Leandro Almeida de zagueiros. Welinton na lateral-esquerda. No meio-campo, Helder e João Paulo atuaram centralizados. Negueba ficou na direita e Carlinhos, na esquerda. Wellington Paulista e Rafhael Lucas formaram a dupla de ataque.

O jogo foi truncado no primeiro tempo, com poucas jogadas trabalhadas e muita correria. A única grande chance de gol foi para o Operário. Aos 11 minutos, Ruy bateu falta e cruzou. Vaná saiu mal. A bola sobrou livre para Douglas Mendes, que cabeceou para fora, com o gol vazio.

No segundo tempo, a partida foi diferente. Aos cinco minutos, duas substituições no Coritiba. O atacante Wallyson entrou no lugar de João Paulo. E o centroavante Keirrison na vaga de Welinton. Wallyson e Rafhael Lucas ficaram nas pontas. Keirrison e Wellington Paulista jogaram de centroavantes. Negueba passou a atuar como meia-centralizado e Carlinhos foi para a lateral-esquerda.

A mudança desmontou o Coritiba em campo. O Operário teve todo espaço para contra-atacar e fez a festa. Aos 12, o primeiro gol. Lucas fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro. A defesa do Coxa ficou parada. Juba entrou livre e chutou: 1 a 0. Aos 30, o segundo gol. Em contra-ataque, Juba deixou Ruy na cara do gol. Ele finalizou no canto. Aos 33, Julinho fez grande jogada pela esquerda e chutou na trave. Juba pegou o rebote e completou.

A nota negativa foi o comportamento de Wellington Paulista, que agrediu adversários, xingou e brigou, mas não levou cartão.

CORITIBA 0x3 OPERÁRIO
Coritiba: Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton (Keirrison); Helder, João Paulo (Wallyson), Carlinhos e Negueba; Wellingon Paulista e Rafhael Lucas (Pedro Ken). Técnico: Marquinhos Santos
Operário: Jhonatan; Danilo Báia, Douglas Mendes, Juan Sosa e Peixoto; Chicão, Lucas, (Léo Salino) Pedrinho (Julinho) e Ruy; Juba e Douglas (Joelson). Técnico: Itamar Schulle
Gol: Juba (12-2º e 34-2º), Ruy (30-2º),
Cartões amarelos: Luccas Claro, Wellington Paulista (C). Pedrinho (O).
Árbitro: Rafael Traci
Público: 22.256 pagantes (25.833 total)
Renda: R$ 693.850,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Ruy cobra falta. Chicão cabeceia ao lado do gol.
5 – Norberto rouba a bola na defesa e arma o contra-ataque. Rafhael Lucas tenta a jogada individual, mas é desarmado na área. Escanteio.
11 – Quase gol do Operário. Ruy bate falta. Vaná sai mal. A bola sobra livre para Douglas Mendes, que cabeceia para fora, com o gol vazio.
20 – Luccas Claro dribla um e invade a área, mas erra e perde o controle da bola.
25 – Norberto arrisca de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.
34 – Falta na direita. João Paulo cruza. Leandro Almeida cabeceia para fora.
35 – Contra-ataque do Operário. Ruy chuta de fora da área. A bola desvia na zaga e sai para escanteio.

Segundo tempo
9 – Keirrison ajeita e Wallyson chuta. O goleiro rebate. Wallyson pega o rebote e chuta. O goleiro defende de novo.
12 – Gol do Operário. Lucas faz boa jogada pela esquerda e cruza rasteiro. A linha de defesa do Coxa fica parada. Juba entra livre e toca na saída de Vaná.
17 – Falta na direita. Wallyson cruza. Negueba cabeceia no centro do gol. O goleiro defende.
30 – Gol do Operário. Em contra-ataque, Juba faz grande jogada e toca para Ruy, livre na área, finalizar no canto.
33 – Gol do Operário. Julinho faz grande jogada pela esquerda e chuta na trave. Juba pega o rebote e completa.
39 – Wellington Paulista cruza. O goleiro tira em cima da linha.