O francês Matthieu Lussiana conquistou na tarde deste domingo (3), no Autódromo Internacional de Curitiba, sua sexta vitória na GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. Dono do título de 2014, o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing saiu-se melhor do duelo com o português Miguel Praia foi o primeiro colocado no GP Petrobras, primeira das oito etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Praia, piloto da Honda da Center Moto Racing Team, terminou a corrida em segundo. O pódio teve também o argentino Sebastian Porto, companheiro de equipe de Lussiana, em terceiro. Esta foi a segunda vez que a GP 1000 teve pilotos de cinco países nas cinco primeiras posições – o brasileiro Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, e o italiano Sebastiano Zerbo, da Target Race Superbike Team, ambos de Kawasaki, foram quarto e quinto.

Dada a largada, Praia tomou a primeira posição do pole argentino Diego Pierluigi, que caiu para o oitavo lugar com a Kawasaki da JC Racing Team. O português manteve-se à frente até a sétima volta, quando foi ultrapassado por Lussiana. Praia chegou a retomar a liderança na penúltima das 18 voltas, mas foi novamente superado pelo campeão brasileiro do ano passado na reta dos boxes, na abertura da última volta do GP Petrobras.

Lussiana reconheceu a forte pressão que sofreu de Praia. Ele veio todo o tempo muito perto, e eu não sabia onde estava mais rápido, mas sabia que o risco de perder a liderança era real, principalmente na última volta, considerou o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing. Preferi deixar que ele passasse na penúltima volta para poder analisar onde ele era mais rápido que eu, porque sabia que tinha a chance de recuperar a posição na última volta.

Foi justamente na pista de Curitiba que Lussiana conquistou, em 2012, sua primeira vitória no Moto 1000 GP – foi a corrida que marcou sua estreia na competição. Em 2014, na campanha que lhe rendeu o título do Brasileiro de Motovelocidade, ele conquistou quatro primeiros lugares. Neste domingo ele correu resistindo às dores decorrentes da fratura que sofreu em uma costela oito dias antes, na Holanda, durante o Mundial de Superstock.

Praia ressaltou o desenvolvimento da Honda. Hoje eu tinha um melhor conjunto. O motor não era tão eficiente quanto o do Matthieu, mas a ciclística da minha moto era melhor, resultado de um trabalho de duas temporadas. Só que ele se defendeu muito bem e eu não consegui aproveitar como queria. Tentei induzi-lo ao erro, mas ele foi preciso, resumiu. O bom é sentir que agora tenho equipamento para disputar realmente a vitória.

GP PETROBRAS – GP 1000 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 18 voltas)
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, 24min42s956
2º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 0s100
3º) Sebastian Porto (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 0s559
4º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 2s545
5º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 3s270
6º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 8s574
7º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s379
8º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s429
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, GP 1000 Evo, a 27s724
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 32s121
11º) Victor Moura (PR/M2B Racing), BMW, GP 1000 Evo, a 49s684
12º) Ian Testa (DF/Don Racing Team), Ducati, GP 1000 Evo, a 50s296
13º) Luís Fittipaldi (DF/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000 Evo, a 1min10s708
14º) André Paiato (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), BMW GP 1000 Evo, a 1 volta
15º) Marcos Salles (PR/MS Racing Team), Honda, GP 1000 Evo, a 1 volta
16º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM
Philippe Thiriet (MG/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 15 voltas
Luciano Ribodino (ARG/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000, a 16 voltas
Melhor volta: Lussiana, na 3ª, 1min21s132, média de 163,955 km/h

GP 600
Na categoria GP 600, Eric Granado selou no GP Petrobras um fim de semana de 100% de domínio. O paulista de 18 anos largou da pole position em sua corrida de estreia, estabeleceu a volta mais rápida da corrida e conduziu a moto da GST Honda Mobil Super Moto à vitória. O argentino Juan Solorza, com a Yamaha da Solorza Competición, e o paranaense Joelsu Mitiko Silva, com a Kawasaki da Paulinho Superbikes, foram segundo e terceiro.
(Resultado, fotos e mais informações sobre a corrida da GP 600/GP 600 Evo estão disponíveis no link http://goo.gl/XX3TNb)

GP LIGHT
De ponta a ponta, depois de largar da pole position, Rafa Nunes obteve sua primeira vitória na categoria GP Light do Brasileiro de Motovelocidade. Foi, também, a primeira vitória da Suzuki na categoria – Nunes, nesta temporada, passa a defender o Team Suzuki PRT. O catarinense Jean Vieira foi segundo colocado com a Kawasaki da MS Racing Team, enquanto Ricardo Levy, piloto da Ducati da DRT, completou a cerimônia de pódio, em terceiro lugar.
(Resultado, fotos e mais informações sobre a corrida da GP Light estão disponíveis no link http://goo.gl/cVWQcQ)

GPR 250
Na categoria de formação de pilotos GPR 250, o GP Petrobras culminou na primeira vitória da carreira de Ton Kawakami. Mais rápido nos treinos livres e pole position, ele completou como líder sete das 12 voltas da prova, que teve sete pilotos ocupando a primeira posição. Meikon Kawakami, seu irmão caçula e companheiro de equipe na Playstation-PRT, foi o segundo colocado, com o paulista Rafael Traldi, da Motonil Motors-PDV Brasil, em terceiro.
(Resultado, fotos e mais informações sobre a corrida da GPR 250 estão disponíveis no link http://goo.gl/56Pg3S)

CLASSE EVO
O GP Petrobras, em Curitiba, marcou a implantação da classe Evo em duas categorias do Moto 1000 GP. A nova categoria, que integra a GP 1000 e a GP 600, contempla com classificação distinta de corridas e de campeonato os pilotos que têm carreira em fase de ascensão. A vitória na primeira corrida da GP 1000 Evo foi do paulista Diego Pretel, da DRT-Ducati. Na GP 600 Evo, o vencedor foi o gaúcho Marciano Santin, com a Honda da Santin Racing.
(Resultado, fotos e mais informações sobre as corridas da GP 1000 Evo e da GP 600 Evo estão disponíveis no link http://goo.gl/hIBtFV)

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas nas quatro categorias em disputa. O Moto 1000 GP conta também com o apoio de Suzuki do Brasil, Beta Ferramentas, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.