Duas das três ararajubas furtadas do Zoológico Municipal de Curitiba já foram recuperadas pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além da ave encontrada no domingo (3), mais uma ararajuba foi resgatada, na manhã desta segunda-feira (4), desta vez no bairro Xaxim. Em ambos os casos a recuperação foi possível graças ao contato da população que identificou as aves roubadas.

A ararajuba resgatada nesta manhã era um filhote e, segundo os profissionais do zôo, estava bastante cansada. A ave foi encontrada em frente ao Farol do Saber localizado ao lado da Escola Municipal Castro, no Xaxim. Logo cedo, após conseguir prendê-la no interior do Farol, a equipe da escola ligou para o Zoológico, que deslocou especialistas para o local.

“Quando as crianças começaram a chegar, por volta das 7h30, uma professora viu a ave na entrada do Farol do Saber. Eu já sabia da história do furto, tinha visto a reportagem na televisão, e liguei para o Zoológico”, relata a secretária Simone de Sousa Martins. “Depois vimos que a arara estava muito assustada, se debatendo lá dentro, então a nossa zeladora, pegou e ficou segurando-a até o pessoal chegar.”

Assim como no primeiro resgate, feito na varanda de uma residência do bairro Ganchinho, a confirmação de que se tratava de uma das aves desaparecidas foi feita por meio da leitura do microchip implantado no animal.

Como as aves foram encontradas livres, a suspeita é de que os ladrões tenham-nas soltado, talvez por dificuldade de comercializá-las. A repercussão nos meios de comunicação e na internet foi muito grande, e essencial para reencontrarmos as aves, conta o gerente de manutenção do Zoológico, Cláudio Fontes, que recebeu a informação da localização da ave no Xaxim. Com a ampla divulgação fica mais difícil vender ou até mesmo manter essa ave em casa, o que é inclusive proibido por lei. Elas são incomuns e chamam a atenção, completa

As buscas continuam para a ararajuba – ave em risco de extinção também chamada de arara-amarela, guaruba e papagaio-imperial – furtada e que permanece desaparecida.

A Prefeitura de Curitiba informa que o comércio da espécie – caracterizada pela plumas em amarelo vibrante com pontas das asas verdes – é controlado pelo Ibama e solicita à população que qualquer informação a respeito da localização da ave, ou de tentativa da sua venda ilegal, seja reportada imediatamente ao Departamento de Zoológico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos telefones (41) 3350-9940, (41) 3350-9632, (41) 3350-9920, (41) 3350-9932,(41) 3378-2376 ou (41) 3378-1221. As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento 156.

O furto das ararajubas foi constatado na manhã de sábado, quando os tratadores dos animais verificaram o arrombamento de duas telas de um viveiro de primatas, ao lado de onde ficam as aves. Das cinco ararajubas mantidas no zoológico, apenas duas foram encontradas no local. A segurança do Zoológico é feita pela Guarda Municipal, que mantém no local um módulo com atuação 24 horas por dia e rondas constantes pelo ambiente.