SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A atriz Grace Lee Whitney, conhecida por interpretar Yeoman Janice Rand em “Jornada nas Estrelas”, morreu na sexta-feira (1º) em sua casa na Califórnia, aos 85 anos.
A notícia da morte de Whitney foi anunciada pelo site StarTrek.com, dedicado à franquia.
Whitney participou dos oito primeiros episódios de “Jornada nas Estrelas”, em 1966, como a assistente pessoal do Capitão Kirk (William Shatner), mas interrompeu a carreira devido ao problemas com o uso de álcool e drogas. Recuperou-se com a ajuda de Leonard Nimoy, e voltaria à saga com “Jornada nas Estrelas – O Filme”, de 1979.
Sua personagem, Yeoman Janice Rand, foi promovida até chegar a comandante ao longo dos filmes “Jornada nas Estrelas 3 – À Procura de Spock” (1984), “Jornada nas Estrelas 4 – A Volta para Casa” (1986), “Jornada nas Estrelas 6 – A Terra Desconhecida” e dos episódios para a TV de “Jornada nas Estrelas – Voyager” (1996). Na série, ela ficou conhecida por paquerar constantemente com o Capitão Kirk.
Nascida Mary Ann Chase, a atriz começou a carreira como cantora e dançarina. Além da franquia “Jornada nas Estrelas”, ela participou de outras produções da TV nas décadas de 1960 e 1970, como “Batman” e “A Feiticeira”.
Militante do combate ao alcoolismo entre as mulheres em penitenciárias e no Exército da Salvação, Grace Lee Whitney dizia que preferia ser lembrada como “uma sobrevivente” do vício a ser reconhecida pelo papel em “Jornada nas Estrelas”.