Nesta terça-feira (5), a Cinemateca de Curitiba exibirá seis documentários sobre questões ambientais, dentro do programa Nós e o Meio Ambiente, mantido pela Prefeitura de Curitiba. Nesta segunda edição de 2015, o programa traz o tema Meio Ambiente na Tela e reúne filmes de curta duração, que serão mostrados a partir das 14 horas. A sessão, com cerca de duas horas, será seguida de debate.

Compõe a programação os curtas Ecologia, de Leon Hirszman, uma análise  sobre causas e efeitos da poluição e do desmatamento; Subpapéis, de Luiz Eduardo Jorge, sobre reciclagem do lixo urbano; De Kracjberg a Chico Mendes de Aluisio Didier , sobre o trabalho do artista plástico Frans Krajcberg; Xetá, de Fernando Severo, sobre a expulsão dos índios de suas terras, durante o processo de colonização do nordeste do Paraná, nos anos de 1940,  e o desastre ecológico na região; Encontro das Águas, de Evaldo Mocarzel, uma observação poética do ciclo das águas na Chapada dos Veadeiros; e Lutzenberger: For Ever Gaia, de José Lutzenberger e Otto Guerra, sobre as idéias do ambientalista José Lutzenberger e sua abordagem sobre o conceito de desenvolvimento.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail competê[email protected].  As vagas são limitadas a 50 pessoas.

 

Nós e o meio ambiente

Lançado em maio de 2013, o Programa de Formação Continuada em Conscientização Ambiental Nós e o Meio Ambiente, oferece espaço para debate e reflexão sobre as interferências humanas no planeta. Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre a necessidade da contribuição de todos para diminuir os aspectos negativos do impacto ambiental.

O programa acontece em formato de módulos organizados em diferentes equipamentos da Prefeitura, e inclui palestras, aulas práticas, visitas orientadas a locais onde se desenvolvem ações para preservação ambiental e exibição de filmes e documentários. Entre os temas tratados nesses dois anos estão lixo, reciclagem, mudanças climáticas, sustentabilidade, agricultura orgânica, horta urbana, construções sustentáveis, alimentação saudável, e outros.

Nós e o Meio Ambiente é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o  Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

 

A Cinemateca fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, no bairro São Francisco.