A Oi divulgou nesta segunda-feira (4), que começou a implantar uma nova arquitetura para sua rede de comunicação de dados em banda larga, “que vai aumentar a eficiência dos serviços prestados a seus clientes e proporcionar economia na operação de infraestrutura da empresa. Com a nova arquitetura de rede, os clientes da banda larga fixa e móvel da Oi vão realizar downloads de forma mais rápida, assistir a canais de vídeos em alta definição com maior qualidade e realizar chamadas de vídeo e voz. A inovação que está sendo adotada permite a utilização mais eficiente da totalidade de banda disponível em momentos de maior consumo, evitando assim congestionamento e lentidão na rede”, diz texto de divulgação.

“A nova arquitetura, que começou a ser implantada no fim de 2014 em parceria com a Alcatel-Lucent, é do tipo single edge. Trata-se de um tipo de arquitetura de rede de telecomunicações que permite oferecer serviços de redes de acesso, tais como móvel, banda larga, IPTV e B2B, a partir de uma mesma plataforma. Ao eliminar a necessidade de gerenciamento individualizado para cada tipo de rede de acesso, o single edge garante agilidade na solução de problemas, além de proporcionar redução de custos com manutenção e operação. Com a inovação, será possível reduzir em quase 50% o número de equipamentos na planta de rede de acesso IP da Oi”, continua.

“A implantação da nova arquitetura começou por cidades escolhidas como prioritárias, mas o projeto em sua totalidade prevê o atendimento em 167 municípios até 2016, beneficiando cerca de 6 milhões de assinantes banda larga e mais de 9 mil clientes corporativos da Oi”.