O Coritiba vai reformular o elenco para o Campeonato Brasileiro, que começa no sábado. O vice-presidente Ernesto Pedroso revelou que oito jogadores deixarão o clube – serão emprestados ou vendidos para outras equipes. O único nome confirmado é do meia-atacante Mazinho, emprestado pelo Palmeiras. O jogador não será devolvido ao clube paulista, mas sim emprestado para outra equipe.

Pedroso também confirmou que o meia Rodolfo, emprestado pelo Flamengo, e o atacante Giva, cedido pelo Santos, continuarão no Coritiba. Os dois pouco atuaram em 2015. Rodolfo jogou sete das 18 partidas (duas como titular). Giva esteve em três jogos (nenhum como titular).

Os jogadores de linha que menos atuaram pelo Coritiba em 2015 são os zagueiros Bonfim (1 jogo), Walisson Maia (1), o lateral-esquerdo Paulo Otávio (1), os meias Diogo Sodré (1) e Zé Rafael (1) e os atacantes Giva (3) e Keirrison (4).

Ernesto Pedroso explicou que a saída dos oitos jogadores vai reduzir a folha salarial e, com isso, o clube poderá trazer novos reforços sem estourar o orçamento para 2015.

Antes das derrotas para o Operário, o discurso de Pedroso era trazer apenas quatro reforços para o Brasileirão: um zagueiro, dois meias e um atacante. Um dos meias é Thiago Galhardo, do Madureira. O zagueiro é Leandro Silva, do J.Malucelli. O atacante provavelmente será Paulinho, do Londrina. O outro meia, segundo o dirigente, será um jogador de alto nível.

Após as derrotas para o Operário, porém, o discurso começou a mudar. Até o técnico Marquinhos Santos já falhou sobre a necessidade de reforços. Todos sabem das necessidades, das carências, afirmou, na entrevista coletiva de domingo, no Couto Pereira.