SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente americano, Barack Obama, deve nomear o atual comandante da Marinha, general Joseph F. Dunford Jr., para o posto de chefe do Estado Maior das Forças Armadas -o mais alto na hierarquia militar nos EUA&-, segundo altos funcionários do governo ouvidos pelo jornal “The New York Times”.
Dunford Jr., 59, substituiria o general Martin Dempsey, 63, que está no posto desde outubro de 2011.
À frente da Marinha há pouco mais de seis meses, Dunford Jr. comandou antes as forças da Otan (aliança militar ocidental) no Afeganistão, entre fevereiro de 2013 e agosto de 2014.
Se for confirmado para o posto pelo Senado, o general terá pela frente a difícil missão de completar a retirada das tropas do Afeganistão -Obama decidiu, no início deste ano, manter mais militares do que o previsto no país até o fim de 2015, mas mantendo o prazo para a saída total em 2016. Também terá que dar seguimento à ofensiva aérea contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
Segundo o “NYT”, Obama pretende nomear o general Paul J. Selva, atual chefe do Comando de Transportes dos EUA, para ser vice de Dunford Jr. -posto hoje ocupado por James A. Winnefeld, Jr.