A Comissão Executiva do PMDB do Paraná aprovou, na reunião de ontem, uma resolução que disciplina a questão da fidelidade partidária. Segundo a decisão, os filiados ao PMDB-PR não poderão ocupar cargo ou função de confiança, direta ou indiretamente, no Governo do Estado do Paraná enquanto este for comandado pelo PSDB.
O não cumprimento da resolução implicará em processo na Comissão de Ética do partido, com suspensão cautelar de todas as atividades partidárias. A decisão concede prazo de 30 dias para os filiados nesta situação deixarem seus cargos no governo ou suas funções no partido. Entre os afetados está o líder do governo na Assembleia Legislativa e fiel escudeiro do governador Beto Rich, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB)
Mais cedo, o deputado federal João Arruda (PMDB) , terceiro vice-presidente estadual do partido, esteve na Assembleia Legislativa, onde fez uma reunião com alguns integrantes do PMDB. A ideia dele é criar um consenso entre os líderes partidários para fechar questões conjuntas em favor do Paraná. Se o PMDB tivesse fechado questão com relação a Paraná Previdência, a votação poderia ter sido diferente e o resultado para os servidores teria sido outro, avaliou o parlamentar. Não queremos fazer caça às bruxas, nem expulsar ninguém. Queremos ter uma postura de bancada, até porque teremos em breve as eleições e temos que ter claro de que lado o PMDB está.
Arruda acredita que o desgaste do governo do Estado é fatal e que o partido precisa se posicionar . Nós somos o contraponto a tudo que foi proposto pela atual administração. Temos que aproveitar esse recall para nos posicionarmos e nos apresentarmos como a diferença nas eleições do ano que vem, pontuou.

Rápida

Em Brasília
O ex-deputado federal e atual presidente do PMDB do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, é o novo chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Ele foi indicado para o cargo pelo vice-presidente Michel Temer, com quem trabalhava há quatro anos na Vice-Presidência. Rocha Loures assume uma área delicada do governo federal num momento em que projetos fundamentais entram na pauta do Congresso, como as medidas provisórias que se referem a modernização da legislação previdenciária e das leis trabalhistas. Meu papel é o de estreitar a relação entre o Executivo e o Legislativo