SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Policiais federais que atuam na representação regional da Interpol em São Paulo prenderam nesta segunda-feira (4), em Itatiba (a 84 km de São Paulo), um holandês acusado de ser o mandante de um esquema de tráfico de drogas no Peru. Ele estava foragido desde 2003.
Segundo a polícia, o estrangeiro – que não teve o nome informado – contratou dois homens, também de nacionalidade holandeses, para transportar cerca de 20 kg de cocaína do Peru para Amsterdã, na Holanda. Os dois, no entanto, foram presos ao tentar embarcar no aeroporto de Lima.
Após as prisões, o holandês detido nesta segunda foi identificado como o mandante do esquema e passou a ser procurado. As investigações indicaram que desde 2009 o homem havia entrado e saído do Brasil várias vezes, até ser localizado no município de Itatiba, onde foi preso.
A polícia afirmou que o estrangeiro permanece sob custódia da superintendência da Polícia Federal em São Paulo à disposição do STF (Supremo Tribunal Federal), aguardando o fim do processo de extradição para o Peru.