O executivo Mohamed El-Erian, conhecido como guru de investimento, resolveu pedir demissão de seu cargo na PIMCO, uma empresa de gestão de investimento, após sua filha de 10 anos escrever uma carta apontando 22 acontecimentos importantes em sua vida que seu pai deixou de presenciar por estar sempre ocupado com o trabalho.

A decisão foi tomada há cerca de um ano, quando sua filha começou a não obedecer orientações do pai, como escovar os dentes ou ir para a cama. Pouco tempo depois, a garota aparece com uma lista em que compilava todos os eventos e atividades importantes que o pai havia perdido por conta de compromissos de trabalho. Na lista, foram mencionados o primeiro dia de escola da menina, primeiro jogo de futebol, recitais e um desfile de Halloween.

Administrando uma fortuna de aproximadamente US$ 2 trilhões da PIMCO, o executivo decidiu então largar o emprego para ficar mais próximo da família e acabar com as reuniões importantes, viagens, telefones e compromissos inadiáveis. Dinheiro, certamente, não deverá faltar ao executivo, que teria recebido em 2013 um bônus de US$ 230 milhões.

Em uma entrevista recente, Mohamed contou como está sua vida atualmente. Agora, ele trabalha apenas meio período e durante o resto do tempo fica com a família – consegue até preparar o café da manhã e levar a filha para a escola. Infelizmente, nem todas as pessoas podem ter esse luxo. Mas espero que empresas dêem mais atenção à importância do balanço entre vida e trabalho, e mais e mais pessoas estejam em posição de decidir e agir em função do que é importante para elas, afirma o gestor. E pai de família.