O vereador de Guarapuava Elcio José Melhem (PP) quer retirar o título de cidadão honorário dado pelo município ao governador Beto Richa (PSDB). O projeto de lei foi lido na sessão de segunda-feira (04), na Câmara Municipal, e foi encaminhado Comissão de Justiça e Redação. Se aprovado, será votado pelos vereadores na próxima segunda-feira (11).

Durante a sessão na última segunda-feira, Melhem usou palavras fortes para se referir ao governador. Caberá a cada vereador e vereadora desta Casa ficar ao lado do chicote, dos que agridem e massacram o povo, ou ficar ao lado da população, afirmou.

O título de cidadão honorário, entregue a uma pessoa que ajudou no desenvolvimento de um local, faz com que a pessoa homenageada passe a ser conterrânea da cidade, mesmo que não tenha nascido ou more no município.

No caso de Beto Richa, o título foi aprovado em setembro de 2013 por 20 dos 21 vereadores que fazem parte da Casa. Os autores do projeto, Neto Rauen (PPS) e José Valdir Kukelcik (PPS), justificaram na época a homenagem afirmando que o governador tucano foi o que mais investiu em Guarapuava. Agora, porém, nenhum dos dois garante que irá votar contra a retirada do título, afirmando que ainda irão estudar a proposta.