O Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), emitiu nota repudiando um espancamento simbólico de boneco que veste camiseta do Sindicato e pede providências à UFPR. Segundo o Sismuc, desde a terça-feira (5), circula na Internet um vídeo que mostra um estudante de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), batendo em um boneco que veste a camiseta da Campanha de Lutas 2015 do Sismuc com um livro do colunista da Veja Olavo de Carvalho.

O sindicato repudia a ação do sujeito, que é ligado ao Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia do Setor de Ciências Jurídicas da instituição, pois ele incita o ódio e a violência contra os trabalhadores – ou “comunistas”, como diz o rapaz enquanto extravasa seu ódio reprimido no boneco que usa a camiseta com a frase “Na luta eu luto”.

“O linchamento do boneco que veste a camiseta dos servidores públicos municipais é um desrespeito aos trabalhadores de Curitiba e à dignidade humana de todos que se identificam com a defesa dos Diretos Humanos”, diz a nota.

“Portanto, o Sismuc reivindica a tomada das providências cabíveis por parte da Universidade Federal do Paraná, do Setor de Ciências Jurídicas e do Curso de Direito da mesma instituição. E encoraja pessoas como o estudante a se qualificarem mais para que o debate político na sociedade brasileira gere saldos para sua população e não apenas reproduza o ódio de classe”, diz a mensagem do Sismuc.