CATIA SEABRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O PT acompanhou o impacto da aparição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa partidário desta terça-feira (5). Segundo acompanhamento do partido, em São Paulo, houve panelaço nas regiões de classe média e alta. Na zona sul da capital, por exemplo, não atingiu os bairros de periferia, indo até Santo Amaro, diz o partido.
O “panelaço” foi convocado pelas redes sociais por grupo contrários ao governo federal.
Na zona leste, o panelaço não ultrapassou a Mooca, afirma a sigla. O partido também fez acompanhamento pelas redes sociais e avaliou como positiva a participação do ex-presidente.
O depoimento de Lula e do presidente do PT, Rui Falcão, foi previamente submetido a pesquisa entre eleitores das classes C e D. Segundo a cúpula do PT, as declarações foram aprovadas.
Apesar da reação negativa do governo, petistas afirmam ser positivo o posicionamento de Lula contra a terceirização, que será a bandeira do PT para reconquista de sua base social. Petistas lembram que o partido teve o cuidado de informar que a terceirização não é um projeto saído do governo, mas em tramitação no Congresso Nacional.
Rui Falcão, por sua vez, afirmou que petistas condenados serão punidos. Segundo a assessoria do partido, a medida não é retroativa ao caso do mensalão.
O PT não convidou a presidente Dilma Rousseff para falar porque, segundo petistas, avaliou-se que este não é um ano eleitoral e o programa partidário não é o único espaço disponível para exaltação do governo federal.