Anunciada ontem (06) como a nova secretária de Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin concedeu na manhã desta quinta-feira (07) uma entrevista ao programa Bom Dia Paraná, da RPC TV. Durante a conversa, ela revelou que a prioridade neste começo de trabalho será chegar a um acordo com os professores para que as aulas sejam retomadas e o calendário escolar, reposto.

Nossa prioridade é o retorno das aulas, principalmente para os alunos que estão no Ensino Médio, por causa do vestibular e do Enem”, disse a secretária, que já ocupava o cargo de superintendente da Secretária de Educação e substitui o ex-secretário Fernando Xavier, que teria deixado o cargo alegando motivos pessoais.

Segundo Ana Seres, há, sim, condições para se cumprir os 200 dias letivos e as 800 horas de aulas, algo previsto em lei. Ela também informou que iria se reunir na manhã de hoje com representantes de 32 núcleos do estado para discutir a crise pela qual passa a pasta e a readequação do calendário.

Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ana Seres é professora há mais de 40 anos. Logo de cara, terá a tarefa de negociar com os professores, que estão em greve desde o dia 25 de abril. Uma primeira conversa deve acontecer ainda hoje para negociar as pendências exigidas pela categoria, como a data base e o reajuste salarial. Seu antecessor foi muito criticado por não ter conseguido lidar com os professores, cortando direitos demais deles. O deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), inclusive, chegou a afirmar que Fernando Xavier era técnico demais para o cargo.

“Nós queremos conversar, queremos dialogar e abrir para as negociações”, disse a secretária, que ainda garantiu que os professores não terão os dias faltados descontados, mesmo com a decisão judicial que considerou a greve ilegal.