Um cartaz polêmico de uma campanha contra a Aids conseguiu grande repercussão nas redes sociais, destacadamente no WhatsApp e no Facebook. Com letras garrafais em um fundo vermelho, o anúncio pede que ninguém tenha relações sexuais com moradores da cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo (RS).

De acordo com a peça, 950 moradores do município, que tem 118 mil habitantes, são portadores de HIV. Contudo, estimativas apontam que o número pode ser maior, algo em torno de 2,5 mil. Logo abaixo do texto com tais dados, aparece ainda uma pequena bolsa, sugerindo que os colaboradores retirassem preservatidos.

O material, elaborado pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da indústria de derivados de borracha Mercur, foi espalhado por paredes da indústria no começo deste ano por conta do Dia Mundial de Combate à Aids. Segundo a empresa, a ideia era apenas chamar a atenção e construir um alerta, sem discriminar moradores da cidade.

A secretaria municipal de Saúde, porém, parece não ter gostado da historia. Em entrevista ao portal G1, o secretário Henrique Hermany afirmou que a iniciativa é um ato criminoso, discriminatório que precisa ser combatido. Ele ainda afirmou que os dados são mentirosos, já que não se referem apenas ao município, mas a toda a região do Vale do Rio Pardo, que tem 1,1 mil portadores do HIV que recebem acompanhamento.