Com o objetivo de divulgar e reconhecer as boas experiências das instituições de ensino que estão interessadas em transformar a educação, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) lança o Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação 2015. As instituições de ensino associadas ao Sindicato poderão participar  com projetos cuja proposta contemple um dos três subtemas: Inovação em Sustentabilidade, Inovação em Inclusão Social ou Inovação Pedagógica.

As inscrições iniciam no dia 04 de maio e podem ser realizadas até 24 de julho de 2015. Serão aceitos somente projetos que foram iniciados a partir de janeiro de 2012. Para concorrer, as instituições precisam apresentar projetos desenvolvidos até o último ano corrente – mas que comprovem resultados até 2014 – descrevendo um ciclo de implantação de, no mínimo, um ano letivo.

As instituições de ensino poderão concorrer em quatro categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental I;  Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Ensino Técnico Profissionalizante;  Educação Superior e Cursos Livres (escolas de idiomas, dança, música, de artes e academias). Em cada uma das categorias haverá a premiação para 1.º, 2.º e 3.º lugar, totalizando 12 premiações. Não é permitida a inscrição de mais de um projeto do mesmo grupo, projeto, programa ou serviço na mesma categoria.

No Paraná, são 1.790 instituições privadas de ensino regular que atendem 690 mil alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior, o que corresponde a 18,3% das matrículas na Educação Básica e aproximadamente 76% nas faculdades. Além destas, existem as academias, cursos livres e escolas de idiomas, que, juntas, contabilizam cerca de 2.500 instituições no Estado. É um setor altamente competitivo e plural. Quer pelo repasse de conteúdos, quer pelo repasse de valores, é responsável pela formação de grandes líderes”, contextualiza o presidente do Sinepe/PR, professor Jacir J. Venturi.

“Inúmeras práticas inovadoras nas áreas pedagógica, sustentabilidade e de inclusão social estão ocorrendo dentro de nossas Instituições de Ensino. O propósito desse Prêmio é estimular e divulgar essas práticas, para que tenhamos uma sociedade mais equânime e discentes melhor preparados para um mundo cada vez mais competitivos, globalizado e carente de bons valores, informa Jacir J. Venturi.

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, que será formada por pessoas de diversas áreas, como social, jurídica, técnica, ambiental, administrativa e de imprensa, que deverão conduzir as decisões relacionadas à avaliação e trabalhos inscritos, mantendo-se isentas em relação a tais atividades. Cada projeto será analisado por três jurados, no período de 03 de agosto a 25 de setembro.

A Comissão Julgadora vai indicar três projetos finalistas de cada categoria, que atingirão as maiores pontuações, de acordo com a tabela de critérios de avaliação (consulte o regulamento). O julgamento vai adotar critérios de avaliação como a relevância do trabalho para a instituição; qualidade da estratégia desenvolvida; qualidade das ferramentas e ações de comunicação utilizadas; resultados alcançados; envolvimento com os públicos de interesse e apresentação das informações prestadas.

As instituições vencedoras, em cada uma das categorias, serão anunciadas durante o evento de entrega das premiações – um troféu e certificado de participação no Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação 2015. A cerimônia de premiação será realizada no dia 13 de novembro deste ano.

Projetos e inscrição

Os participantes deverão escrever um projeto que deve incluir um resumo, relatando o início das atividades e número de alunos e profissionais envolvidos; um histórico do projeto, com a apresentação institucional, descrição e justificativa para a implantação, objetivos e desafios. Além disso, o projeto deverá constar o envolvimento  e relacionamento com os públicos de interesse, estratégias adotadas, recursos utilizados, relevância e aspectos inovadores da atuação, e o impacto do projeto na comunidade. Por fim, é preciso descrever os resultados alcançados com o projeto e se existem perspectivas de aperfeiçoamento e de continuidade.

O projeto deve ser enviado por Correio (carta registrada) ou entregue pessoalmente em envelope lacrado, além de toda documentação prevista no regulamento, no endereço Rua Comendador Araújo, nº 354, sala 4 – Curitiba (PR). No caso de entrega pessoal, deverá ser feita no horário das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. Não serão aceitos projetos enviados por email.

Os participantes serão comunicados da validação ou não de sua inscrição através do endereço eletrônico fornecido no cadastro. Todas as informações necessárias para efetivação da inscrição, incluindo o regulamento completo do Prêmio, estão disponíveis no site www.sinepepr.org.br. Outras dúvidas podem ser enviadas para o endereço eletrônico: [email protected].

As instituições particulares interessadas em participar do Prêmio e que ainda não são associadas ao Sinepe/PR podem fazer a filiação entrando em contato pelo telefone (41) 3078-6933.

Serviço:

Prêmio Sinepe/PR de Práticas Inovadoras em Educação – Edição 2015

Inscrições: de 04 de maio a 24 de julho de 2015

Informações: consulte o regulamento completo em www.sinepepr.org.br