O mais novo ligeirinho de Curitiba – Fazendinha/Guadalupe – entrou em operação neste sábado (9) saindo às 5h50 do ponto inicial, no Terminal Caiuá, na CIC, e seguindo para o Terminal Guadalupe, ponto final da linha, no Centro.

A nova linha foi implantada pela Urbs para garantir a integração de usuários da metropolitana Tamandaré/Fazendinha que teve o encurtado de seu trajeto definido pela Comec e, agora, terá ponto final na Praça 19 de Dezembro e não mais no Caiuá. A princípio, o Fazendinha/Guadalupe vai atender em torno de 11 mil pessoas por dia, a maior parte deles com interesse na região central.

O Fazendinha/Guadalupe, que por ser uma linha urbana aceita cartão-transporte da Urbs, tem paradas no Terminal Fazendinha, que concentra a maior parte dos usuários da linha, e nas estações Santa Quitéria, Água Verde (sentido Centro), Westphalen (sentido bairro) e Estação FAS no Guadalupe.

O trajeto permite integração com os ligeirinhos Inter 2 (na estação Santa Quitéria); com o Santa Cândida/Pinheirinho (nas estações Água Verde, Westphalen e FAS) e com o ligeirinho Sitio Cercado (nas estações Água Verde e Westphalen).

No horário de pico, a frequência será de 6 minutos, passando de 11 a 15 minutos nos horários de menor demanda. Nos dias úteis, o último horário, saindo do Terminal Caiuá, será às 23h30. No Terminal Guadalupe o primeiro horário será as 6h25 e a última saída à 0h05.

O trajeto e os horários do novo ligeirinho podem ser conferidos no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) buscando na página inicial por Horários de Ônibus, bastando digitar o nome da linha – Fazendinha/Guadalupe – para ter acesso aos horários. O mapa com o itinerário de ida e volta pode ser acessado no Boletim do Transporte, também na página inicial do site, com o título Fazendinha/Guadalupe – início de operação.

Novas linhas

O Fazendinha/Guadalupe é a terceira linha de Ligeirinho implantada pela Urbs em apenas três meses, com o objetivo de garantir a integração a usuários que deixaram de ser atendidos pelas linhas metropolitanas que tiveram seu trajeto encurtado pela Comec.

É o caso da antiga linha Colombo/CIC, que transportava 35,8 mil passageiros por dia num trajeto de 53,2 quilômetros. Em fevereiro, a Comec determinou o corte do trajeto e a linha passou a fazer apenas 18 quilômetros, ligando Colombo ao Terminal Cabral. Para atender os usuários que usavam esta linha para ir além do Cabral, a Urbs criou o Ligeirinho CIC/Cabral, viabilizando a integração e mantendo praticamente o mesmo trajeto, dentro de Curitiba.

Outro corte significativo foi feito pela Comec na antiga linha metropolitana Barreirinha/São José que passou a ligar São José apenas até o Terminal Boqueirão, com uma redução de trajeto de 43 para pouco mais de sete quilômetros. Essa linha atendia 17,5 mil passageiros e, para atender esses usuários a Urbs criou o ligeirinho Barreirinha/Guadalupe, que faz integração com o Boqueirão/Centro Cívico.

Várias linhas urbanas também tiveram adequações para atender usuários que antes utilizavam linhas metropolitanas dentro de Curitiba. Foi o caso da Curitiba/Araucária, que tinha ponto final na Praça Rui Barbosa e atendia, por dia, 20 mil passageiros. Desde fevereiro, o ponto final passou a ser o terminal Capão Raso, um corte de rota de 55 para 39 quilômetros. O Ligeirinho metropolitano que teve a menor redução de trajeto determinado pela Comec (de 54,7 para 49,8 quilômetros) foi o Campo Largo/Curitiba que vinha até o Hospital Militar, na Avenida Vicente Machado e passou a fazer ponto final no Terminal Campina do Siqueira. Esse ligeirinho atendia 8 mil passageiros por dia.