Ocorre no próximo dia 17 de maio, em Curitiba, mais uma tradicional festa em honra à Santa Rita de Cássia. O evento, organizado pelo Santuário de mesmo nome – localizado à rua Padre Dehon, 728, Hauer – deve atrair mais de 3 mil pessoas. Neste ano, as comemorações terão um convidado especial para a celebração principal: Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro.

De acordocom a programação, a festa tem início às 9h30, com a saída da imagem de Santa Rita de Cássia do Santuário do Carmo com destino à Paróquia, no Hauer. Durante todo o percurso a carreata será acompanhada por uma chuva de pétalas de rosas, lançadaspor um helicóptero. Após a missa festiva a comunidade será convidada a participar de um almoço. Convites para o almoço serão vendidos no local ao preço de R$ 20,00. Também serão realizadas atividades recreativas durante a tarde.

Como explica o pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre Anísio José, este é um dos eventos mais tradicionais do bairro Hauer, uma vez que a devoção à Santa Rita de Cássia está presente desde os pioneiros colonizadores da região.O Santuário – que recentemente foi restaurado e inaugurou a Capela do Santíssimo – recebe devotos de todo o Brasil ao longo do ano, pessoas de todas as idades que enxergam em Santa Rita uma fiel intercessora junto a Deus.

Os recursos do evento de 2014 foram investidos em acessibilidade e no restauro da igreja. Os valores arrecadados este ano servirão para auxiliar na reforma dos sanitários e em novos projetos do Santuário, especialmente às ações de evangelização, completa o sacerdote.

Devoção

Santa Rita nasceu na Itália, em 1831. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de Santa das Causas Impossíveis. Sua história de fé começa com um casamento contrariado. Conta a narrativa que para satisfazer ao gosto dos pais, a jovem casou com um homem temperamental e violento, com o qual teve dois filhos. Durante os 18 anos do matrimônio, Rita procurou pregar a paz e a harmonia no lar e, à custa de muita oração, abrandou o temperamento forte do esposo chamado de Paulo Ferdinando.

Um dia, entretanto, seu marido foi brutamente assassinado e jogado à beira de uma estrada. Na intenção de vingar a morte do pai, os dois filhos de Rita juraram fazer o mesmo com seus malfeitores. Impotente ante o ódio dos filhos, Rita – humildemente – orou a Deus e pediu que Ele os levasse antes que manchassem a vida com sangue e desonrassem os Mandamentos da Lei Divina. E assim aconteceu: seus filhos, aos poucos, adoeceram e partiram deste mundo.

Abalada com a morte do esposo e dos filhos, Rita desejou recolher-se ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino.

Ingressa no convento, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se assim a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.

Rita morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900 e, desde então, é modelo e amparo para milhares de pessoas, sendo considerada – nos dias atuais – como a terceira santa mais popular do mundo.

Sobre Dom Orani

Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, é ­- na atualidade – uma das personalidades mais influentes da Igreja Católica na América Latina. Nascido de uma família de origem italiana no interior de São Paulo, Dom Orani tem uma trajetória de vida e de dedicação à Igreja e uma das suas maiores virtudes é a da conciliação. Cardeal e monge da Ordem Cisterciense e cardeal-arcebispo católico brasileiro, foi também o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará.

Como Cardeal, tem a função de auxiliar o Papa em suas decisões assumindo, por vezes, cargos na Cúria Romana, a administração da Igreja. Até completar 80 anos ele também participa do Conclave, a reunião secreta cujo objetivo é a escolha de um novo Papa. Sua serenidade e capacidade de organização o fizeram anfitrião do Papa Francisco durante a visita oficial ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Serviço:
O quê: Tradicional Festa em Honra à Santa Rita de Cássia

Quando: 17 de maio

· 9h30 – Saída com a imagem de Santa Rita de Cássia do Santuário do Carmo, com chuva de pétalas de rosas lançadas do helicóptero durante todo o trajeto

· 10h – Missa festiva presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro – Dom Orani João Tempesta, na praça Alfredo Hauer, em frente ao Santuário

· 12h – Almoço festivo. Convites à venda no local a R$ 20,00.

Onde: Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia – Rua Padre Dehon, 728 – Hauer – Curitiba (PR)

Informações: (41) 3276-2075