O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Curitiba recebeu a visita de residentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cerca de 50 médicos veterinários do Programa de Residência Multiprofissional em Área de Saúde participaram nesta segunda-feira (11) de uma aula na unidade. Eles conheceram a estrutura e os serviços oferecidos aos curitibanos pelo centro, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a aula, os residentes acompanharam as atividades do canil, o serviço de monitoramento da raiva e o trabalho desenvolvido diante das ocorrências oriundas do 156. Além disso, conheceram o laboratório de identificação de espécimes da fauna, o serviço de vigilância da leptospirose e o laboratório de pesquisa e monitoramento da dengue. Os chefes de cada setor explicaram o trabalho desenvolvido e esclareceram as dúvidas dos profissionais.

A experiência no CCZ é encarada pelo professor Alexander Welker Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR, como uma forma de extensão do campus. É fundamental que ensinemos os alunos em situações reais de atendimento. Indo ao CCZ, nós temos a prefeitura nos ajudando na formação de profissionais que atuem na saúde pública e na saúde do cidadão, diz Biondo, um dos tutores do programa de residência.

A visita dos alunos da UFPR integra uma parceria das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente, firmada por meio da Portaria nº 1, de setembro de 2014. O acordo prevê, entre outros pontos, o desenvolvimento de um centro de excelência para contribuir com a formação, educação e capacitação de estudantes e profissionais ligados a instituições de ensino superior e outras entidades.

Com essa imersão, proporcionamos mais conhecimento sobre serviços vinculados à vigilância e ao monitoramento das principais zoonoses que apresentam risco para a saúde pública. Universitários e profissionais de várias áreas têm a oportunidade de vivenciar o nosso dia a dia e ampliar os horizontes de atuação profissional, afirma a coordenadora de Controle de Zoonoses e Vetores, Vivien Midori Morikawa. O CCZ também recebe graduandos de Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia em visitas e estágios profissionais supervisionados.

Agenda

Universitários em busca de estágio e instituições de ensino superior interessadas em levar seus alunos para conhecer a estrutura e os serviços do CCZ devem entrar em contato com Vivien pelo telefone (41) 3314-5210 ou pelo e-mail [email protected].