O Coritiba está classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. A classificação ocorreu na decisão por pênaltis, nessa quarta-feira (dia 13) à noite, no Couto Pereira. No tempo normal, o time venceu o Fortaleza por 2 a 1, no jogo de volta da segunda fase. No jogo de ida, em 6 de maio, no Ceará, o time nordestino venceu por 2 a 1. Com o empate na soma dos dois resultados, a decisão foi para as penalidades. Foram 22 cobranças, com a vitória por 11 a 10 para o time paranaense. Agora, na terceira fase, o Coxa vai enfrentar a Ponte Preta.

Nos pênaltis, acertaram as cobranças para o Coritiba: Leandro Almeida, Ivan, João Paulo, Wallyson, Rafhael Lucas, Rosinei, Thiago Galhardo, Leandro Silva, Helder, Welinton e Bruno. Para o Fortaleza, acertaram: Elias, Maranhão, Adalberto, Lucio Maranhão, Corrêa, Lima, Tinga, Radar, Auremir e Cassiano. O único a errar foi Deola.

Com o resultado do tempo normal, o Coritiba interrompeu a sequência de quatro derrotas consecutivas. Agora, são nove vitórias e uma derrota no Couto Pereira em 2015.

O Coritiba está invicto há cinco anos no Couto Pereira em jogos pela Copa do Brasil. O time não perde desde 2010, quando levou 1 a 0 do Avaí. Depois daquela partida, foram 16 jogos pela competição no local, com 15 vitórias do Coxa e um empate.

O atacante Rafhael Lucas marcou um gol na partida e, com isso, chegou à marca de 15 gols em 20 jogos na temporada.

O Coritiba não tinha na partida o zagueiro Luccas Claro (lesionado), o lateral-direito Norberto (suspenso) e o atacante Wellington Paulista (lesionado). As novidades foram os meias Ruy (ex-Operário) e Thiago Galhardo (ex-Madureira). No banco, a surpresa foi o volante Fabrício, do sub-23.

O time do técnico Marquinhos Santos começou no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Ruy centralizado, Thiago Galhardo na esquerda e Negueba na direita. Apesar da vantagem de jogar pelo empate, o Fortaleza não jogou recuado, mas também não se arriscou muito. Com a nova formação, o Coritiba ganhou criatividade no meio-campo e começou a encontrar espaços para jogar quando os meias Ruy e Thiago Galhardo se acharam em campo.

O Coxa fez 1 a 0 com jogada dessa dupla. O primeiro tocou para Ruy, que chutou de fora da área e acertou no cantinho.

O segundo tempo começou com o Coritiba voltando a enfrentar seu maior pesadelo em 2015: a bola área. Já aos oito minutos, Pio bateu escanteio para a segunda trave. Daniel Sobralense subiu sozinho e cabeceou, empatando em 1 a 1. Mas o Coxa reagiu rápido e fez 2 a 1 já aos dez minutos. Ruy cruzou da direita. Deola e Adalberto bateram cabeça. A bola sobrou para Rafhael Lucas, que chutou.

Aos 15, Marquinhos fez duas mudanças no Coxa. Carlinhos saiu lesionado e o zagueiro Leandro Silva (ex-J.Malucelli) entrou para fazer sua estreia pelo clube. Com isso, Welinton passou a atuar na lateral-esquerda. Outra substituição foi Wallyson no lugar de Negueba.

O Fortaleza melhorou no jogo e criou chances. Aos 40, Lucio Maranhão ficou na cara do gol e chutou na trave. O Coxa não teve forças para reagir e a decisão foi para os pênaltis.

CORITIBA 2×1 FORTALEZA
Coritiba: Bruno; Ivan, Welinton, Leandro Almeida e Carlinhos (Leando Silva); Hélder, João Paulo, Negueba (Wallyson), Ruy (Rosinei) e Thiago Galhardo; Rafael Lucas. Técnico: Marquinhos Santos
Fortaleza: Deola; Tinga, Lima, Adalberto e Radar; Corrêa, Auremir, Pio (Lucio Maranhão), Wanderson (Maranhão) e Daniel Sobralense (Elias); Cassiano. Técnico: Marcelo Chamusca
Gols: Ruy (39-1º), Daniel Sobralense (8-2º) e Rafhael Lucas (10-2º)
Cartões amarelos: Daniel Sobralense, Corrêa (F). Helder, Ruy, Welinton (C).
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Público: 7.510 pagantes (8.927 total)
Renda: R$ 100.200,00
Local: Estádio Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
17 – Falta de longa distância. Ruy lança. Thiago Galhardo cabeceia perto, ao lado.
19- Pio solta a bomba de longe. A bola passa perto, ao lado.
33 – Thiago Galhardo chuta de fora da área. A bola vai ao lado do gol.
39 – Gol do Coritiba. Thiago Galhardo rola para Ruy, que solta a bomba de longe. A bola entra no cantinho. Golaço.

Segundo tempo
8 – Gol do Fortaleza. Pio bate escanteio para a segunda trave. Daniel Sobralense sobe sozinho e cabeceia.
9 – Contra-ataque. Pio invade a área e chuta cruzado. Bruno espalma.
10 – Gol do Coritiba. Ruy cruza da direita. Deola e Adalberto batem cabeça. A bola sobra para Rafhael Lucas, que chuta.
16 – Daniel Sobralense recebe livre na meia-lua e chuta. A bola passa perto.
18 – Thiago Galhardo ajeita de calcanhar para Ruy, que chuta de fora da área. A bola raspa o travessão.
29 – Escanteio. Pio cruza. Adalberto sobe mais que a zaga e cabeceia perto, sobre o gol.
34 – Maranhão recebe na ponta esquerda e chuta cruzado. A bola vai ao lado do gol.
35 – Cruzamento. Cassiano cabeceia no alto. Bruno faz boa defesa.
40 – Lucio Maranhão recebe na área, tira Bruno e chuta cruzado. A bola bate na trave.
47 – Maranhão cruza. Elias cabeceia perto, sobre o gol.