O brasileiro convive mais uma vez com a necessidade de economia de recursos básicos, como água e luz. O aumento das tarifas de energia elétrica e a falta d’água em pontos variados do país são sinais de que algumas coisas não vão bem. Os professores do ISAE/FGV Diogo Mac Cord de Faria, coordenador do MBA em Setor Elétrico da instituição, e Cleverson V. Andreoli, explicam as bases das crises e indicam algumas atitudes práticas podem ajudar a melhorar esse cenário preocupante.


Quais as bases da crise elétrica?

Mac Cord: A falta de gestão aliada a condições climáticas desfavoráveis pode ser a receita do caos. Atualmente, não construímos mais usinas com reservatório, apenas a fio d’agua, como são chamadas as usinas que operam apenas com o rio não represado. Isso significa que, quando chove, temos energia. Quando não chove, não temos.


E como é possível reduzir os efeitos da crise?

Mac Cord: A solução é iniciar um racionamento moderado, evitando consequências mais graves num futuro próximo. Nas residências, é possível praticar cortes simples como a diminuição do uso do ar condicionado e do chuveiro elétrico.


E quanto à crise hídrica?

Andreoli: A crise hídrica também é fator preocupante e diretamente atrelado à crise elétrica. O aumento da utilização das termelétricas como medida preventiva ao uso das hidrelétricas elevou proporcionalmente as tarifas de luz. Além disso, a falta de recursos para investimentos em diversas áreas fez com que os governos diminuíssem a margem de segurança dos projetos hidráulicos, comprometendo o abastecimento público.


Qual a importância da sustentabilidade para resolver o problema?

Andreoli: Uma das soluções em longo prazo é a criação de legislações mais estimulantes às boas práticas ambientais, como a construção de casas sustentáveis que devem ser planejadas desde a concepção do projeto. Leis excessivamente restritivas acabam por prejudicar o meio ambiente.


Curtas

* Uninter promove evento gratuito sobre empregabilidade. Na próxima quarta-feira (20/05), o Centro Universitário Internacional Uninter, promove o II Simpósio de Logística e Produção Industrial. O evento, gratuito e aberto ao público, tem como objetivo tratar a questão da empregabilidade, considerando as tendências e os desafios do cenário atual no mercado de trabalho. O polo CIC da Uninter fica na Rua João Bettega, 6.100. Mais informações pelo telefone (41) 3229-0700

* Com uma história de aventura, ação, amor e comédia, o espetáculo Da Terra à Lua fica em cartaz no Clube Curitibano até o fim do mês de maio. As apresentações acontecem todas as sextas-feiras, sábados e domingos, garantindo a diversão do público no Teatro Alcides Munhoz.

* São nítidas as facilidades proporcionadas por um planejamento sucessório ainda em vida. Contudo, devem ser tomados alguns cuidados para que quando aberta a sucessão, as surpresas indesejadas não apareçam. Por isso, a orientação especializada é o melhor caminho, alerta Jean Marco Domingues, consultor da Pactum.


Frase

Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas.
Salvador Dalí