O governador Beto Richa desautorizou nesta terça-feira (19) qualquer iniciativa ou plano para comercializar ações de propriedade do Estado do Paraná nas estatais Copel e Sanepar. Não autorizei e não discuti esse assunto com ninguém, afirmou. Respeito a opinião pessoal do secretário da Fazenda, mas discordo dele e nunca tratei disso com ele. Não é o que eu penso. Há outras alternativas para ter recursos para novos investimentos no Paraná, disse Richa.

Continua intacto o meu compromisso de manter o Estado no controle acionário da Copel e da Sanepar, empresas que vêm ampliando ano após ano os seus investimentos no desenvolvimento do Paraná, acrescentou o governador.

Nos últimos dois anos o governo manteve inalterada a sua participação na composição acionária da Copel, com 58% das ações ordinárias com direito a voto. Já na Sanepar, o governo ampliou a sua participação de 60% para 74% das ações ordinárias.

A informação de que existe uma intenção de venda é do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado da Costa, em entrevista publicada nesta terça-feria, 10, ao jornal Valor Econômico. Estamos estudando para levar ao governador. A venda pode ocorrer neste ano, dependendo das condições do mercado, disse.