As livrarias comemoram um aumento nas vendas de livros, puxadas por um nova  febre: os livros de colorir para adultos. Considerados como uma forma auxiliar de combate ao estresse, os livros começaram a ser comercializados em fevereiro e já estão entre os mais vendidos. Classificados por temas, algumas edições já alçaram a margem de vendas de best sellers.

Nas 24 lojas do Grupo Livrarias Curitiba,  por exemplo, foram vendidos 118.962 mil livros para colorir. O  destaque foram as 28.900 unidades vendidas das edições do Jardim Secreto e outras 18.100 do Floresta Encantada, ambos de Johanna Basford.

As lojas fazem pilhas com essas obras de manhã e na hora do almoço já está pela metade. No começo da tarde arrumamos tudo novamente e no fim do dia praticamente todos os exemplares estão vendidos. Em média, vendemos duas mil unidades por dia, comenta João Alécio Mem, reponsável pelo setor de Comunicalção das Livrarias Curitiba.

Alécio Mem  conta que as vendas estão tão intensas que as publicações de Johanna já alcançaram as marcas de best sellers, como 50 Tons de Cinza.

Mas não é só com os exemplares que as livrarias estão lucrando.  Alécio Mem disse que o aumento das vendas de lápis de cor foi de 300% em relação ao período de compra de material escolar. Tivemos uma surpresa muito positiva. Não esperávamos tamanha repercussão e tantas vendas em tão pouco tempo, comenta.

Colorir acalma nossos pensamentos, faz com que nossa atenção se dirija por completo àquela atividade. Assim, possibilita que o indivíduo posteriormente possa pensar com mais tranquilidade e racionalidade naquilo que lhe aflige.

da psicanalista Jaqueline Tozato

Atualmete, nas Livrarias Curitiba, existem mais de dez opções de livros para colorir, mas, segundo Alécio Mem, nos próximos meses chegarão mais 30 títulos desse modelo. Realmente eles são fora de comparação e uma excelente novidade no mercado editorial, finaliza.

A estudante Gabriela Wille é uma das fãs dos livros de colorir para adultos.  Além de estimular a criatividade, colorir me faz retornar à infância e realmente me acalma, afirma a estudante.

Ela apenas se queixa gasto necessário para a compra de lápis de cor.  O livro em si não é caro, mas o investimento em lápis de cor é meio alto, diz a estudante. Gabriela ainda revela que, as vezes,  que fica muito ansiosa para terminar de colorir  o  desenho da vez,  mas quando vê o bom resultado se sente muito bem e menos estressada.

Ato de Colorir descansa a mente
A psicanalista Jaqueline Tozato explica o sucesso dos livros de colorir com o efeito terapêutico que o ato de colorir pode causar a mente. Jaqueline esclarece que o estresse pode ser caracterizado como um estado de exaustão psíquica e física, por isso pintar as ilustrações alivia essa sensação. O ato de colorir um desenho tem um caráter de repetição, que induz a mente a uma espécie de estado de transe. Além disso, Jaqueline a também atribui o sucesso do livro a sensação de infância e inocência que o ato de colorir nos remete.


OS LIVROS MAIS VENDIDOS

Jardim Secreto: Johanna Basford – Sextante
Floresta Encantada: Johanna Basford – GMT
Jardim Encantado – livro de colorir: Sophie Lebranc – Alaúde
Fantasia Celta – livro de colorir: Michel Solliec – Alaúde
The Mindfulness colouring book: Emma Farrons – Boxtree