A cidade de Mariópolis, na Região Sudoeste do Estado, está recebendo investimentos de mais de R$ 6,2 milhões para a implantação do sistema de tratamento e de coleta do esgoto sanitário da área urbana do município. Quando a obra for concluída, o índice de atendimento com rede coletora de esgoto deverá superar 68%.

Para tratar o esgoto dos mais de 5,5 mil moradores da cidade está em construção uma estação. Ela terá capacidade para tratar 72 mil litros de dejetos por hora.

A empresa também está assentando 17.177 metros de redes de coleta do esgoto que, somadas aos 12,2 mil metros já instalados, vão atender 1.137 domicílios. A obra prevê ainda a instalação de 3,6 mil metros de interceptores para o transporte do esgoto até a unidade de tratamento.

Os investimentos feitos nos últimos dois anos e os que estão em curso fazem parte das metas estabelecidas pela Sanepar para atender o cronograma definido no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O gerente geral Renato Mayer Bueno destaca que o município ficará entre os que contam com os melhores índices de saneamento dentre aqueles com população inferior a 50 mil habitantes. Este é o resultado do esforço da Sanepar para avançar rumo à universalização do saneamento no Paraná.

INVESTIMENTOS – Já foram aplicados no Sistema de Esgoto Sanitário de Mariópolis R$ 1.080.000,00.

Os recursos foram direcionados para a instalação dos mais de 12 mil metros de redes coletoras e de 350 ligações domiciliares que terão o esgoto coletado e tratado a partir da conclusão da estação de tratamento, prevista para meados do próximo ano.