A receita nominal do setor paranaense de serviços avançou 7% em março de 2015 em relação a março de 2014. No Brasil, o aumento foi de 6,1%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (20). O levantamento abrange o segmento empresarial não financeiro, excluindo-se os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado.

No Paraná, as principais contribuições positivas vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (16,9%), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios (9%), serviços prestados às famílias (7,1%) e serviços de informação e comunicação (1 %).

O economista Francisco José Gouveia de Castro, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) ressalta o bom desempenho do setor paranaense, mesmo diante de um ambiente econômico nacional desfavorável. O crescimento é resultado do aumento do poder aquisitivo da população, concomitante ao aquecimento do mercado de trabalho regional, que segue gerando empregos mais nobres, com maiores rendimentos, diz ele.

TRÊS MESES – No acumulado do primeiro trimestre de 2015, os serviços prestados no Estado apresentaram expansão de 1,2%. Na média nacional o avanço foi de 2,9%. Os setores que mais influenciaram positivamente no Estado foram serviços profissionais, administrativos e complementares (10,7%) e serviços prestados às famílias (8,8%).

No indicador acumulado em doze meses, terminados em março de 2015, os serviços prestados no Paraná cresceram 3,8%. No Brasil o crescimento foi de 4,6%. O desempenho regional foi puxado pelas atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (12,3%), serviços prestados às famílias (6,7%), serviços de informação e comunicação (3,7%) e serviços de transportes e correio (0,7%).