Quem gosta de olhar para o céu e observar as estrela tem um ótimo motivo para ficar atento aos fenômenos do Universo. Nesta quarta-feira (20), as Luas Galileanas alcançam o nível máximo de projeção das suas sombras no planeta Júpiter e o fenômeno poderá ser visto de qualquer ponto de Curitiba, com o auxílio de uma simples luneta, se o céu estiver limpo.

Para quem quiser observar o fenômeno de perto, o planetário FTD Digital Arena, no Câmpus Prado Velho da PUCPR, vai realizar sessão exclusiva de planetário digital, no dia 23 de maio, às 14 e 16h.

Ao todo, Júpiter tem 66 satélites (Luas) e quatro delas são chamas de Luas Galileanas, pois foi a partir da observação destes satélites ao redor do planeta Júpiter que Galileu contribuiu para a derrubada da teoria geocêntrica. Por isso, as Luas Galileanas são muito importantes para a astronomia e para a história da humanidade, explica o físico e professor de Astronomia, João Carlos de Oliveira, responsável pelas atividades de planetário digital e observação ao ar livre do FTD Digital Arena.

O fenômeno da projeção das sombras das Luas Galileanas no planeta Júpiter acontece frequentemente e é muito importante para quem estuda os corpos celestes e fenômenos que se originam fora da atmosfera terrestre.

 

Serviço:

As Luas de Galileu em Júpiter

Sessões exclusivas de planetário digital: 23/05, às 14h e 16h.

Local: Planetário FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. Entrada pelo Portão 01 da PUCPR).

Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada)

O FTD Digital Arena oferece valor especial para pacote-família, na compra de 3 ou 4 ingressos.

Mais informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br