A dengue é um assunto muito em pauta, principalmente em épocas específicas do ano, porém que merece atenção constantemente. Mesmo com as orientações passadas em diversos meios de comunicação, o trabalho do agente comunitário de saúde de casa em casa é indispensável.

Entretanto, o número de voluntários ainda é baixo comparado ao número de residências.  Segundo o coordenador local de saúde da unidade do Barigui, Valmiro de Oliveira, a ação contra a dengue precisa ser realizada em massa, uma vez que o mosquito se prolifera com rapidez. Nós temos 15 agentes comunitários para visitar 16 mil pessoas, é muita gente para que eles consigam dar conta, explica.

Diante desta situação, um grupo chamado de Desbravadores se voluntariou nesta luta contra a dengue. No próximo sábado, 23 de maio, cerca de 300 pessoas, junto aos agentes de saúde, irão movimentar a região, fazendo este trabalho de conscientização, orientação e ação nas residências. Queremos fazer o trabalho em massa para que o resultado seja mais efetivo. Na região já temos confirmados alguns focos do mosquito, se temos o foco subentende-se que existam outros, analisa Oliveira.

O Clube de Desbravadores é composto por adolescentes entre 10 e 15 anos que desenvolvem habilidades em várias áreas – espiritual, física e mental. São apaixonados por acampamentos, escaladas, explorações da natureza, mas também têm o senso de ajuda social através de suas atividades comunitárias. Existente oficialmente desde 1950, o Clube de Desbravadores está presente em 160 países e possui mais de dois milhões de participantes.

Para um dos líderes dos Desbravadores, Eduardo Neto, a participação nessa campanha dá um senso de realização. Nós devemos servir a comunidade independente de quem seja, de classe social ou religião. Nosso objetivo é servir, ressalta Neto.

Além dos grupos de casa em casa, três fanfarras circularão pelo local causando impacto entre a comunidade. Atendimentos de saúde básicos e distribuição de livros sobre o assunto também estarão disponíveis gratuitamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 28 de março deste ano, foram registrados 460,5 mil casos de dengue no país. Nesta situação, o Paraná ocupa o quarto lugar em ocorrências, em relação ao total de casos.

 

Campanha contra a dengue

300 desbravadores envolvidos junto aos agentes de saúde.

23 de maio (sábado) – 13h30 às 17h00

Ponto de partida: Unidade Básica de Saúde Barigui

Rua Arthur Martins Franco, 5516 – Cidade Industrial

Após o horário do ponto de partida, o encontro será na Rua Edith Ramos Righi (local público, na academia ao ar livre – atrás do hospital 24h)