Uma das principais dúvidas para quem está dirigindo com fome é saber onde vai parar para comer. A grande quantidade de postos de gasolina com lanchonetes suspeitas e de pequenos comércios com uma comida de qualidade para lá de duvidosa deixam o motorista desconfiado. Mas, para quem sai ou volta de carro de Curitiba em direção ao Sul existem boas alternativas para almoço, jantar ou, se preferir fazer um lanche no caminho. E não é o pinhão de beira de estrada não…

Antes de chegar em Joinville de carro, para quem está dirigindo pela BR-101 na direção Curitiba – Porto Alegre existem duas opções imperdíveis. A primeira fica no Km 20 — ao lado do pórtico da Estrada Bonita. É o restaurante Grün Wald (www.grunwald.com.br), especializado em comida alemã, principalmente o Marreco ao Forno e o famoso Eisbein (joelho de porco) com Chucrute. Funcionando há 22 anos, com a administração da família Dumke, o local é extremamente agradável.

A estátua de marreco com um caneco de chopp na mão dá boas vindas na entrada da construção rústica de madeira, com um salão enorme tocando as indefectíveis marchinhas alemãs e duas grandes varandas onde dezenas de beija-flores passeiam entre as mesas.

A casa tem capacidade para 340 pessoas e, com a receptividade dos clientes os donos abriram uma pousada ao lado do restaurante. O gerente, Mathias Dumke, conta que apesar de estar na beira da estrada eles mantêm uma qualidade que acaba atraindo até os moradores de Joinville. No fim de semana chegam famílias que andam cerca de 15 Km para almoçar aqui. Para quem parou no Grün Wald ainda há a opção de um passeio pela Estrada Bonita — região de turismo rural — onde vários moradores comercializam produtos artesanais como geléias e biscoitos caseiros.

Outra alternativa para quem está na estrada, é conhecer a surpreendente Lanchonete Rio da Prata (não tem site – telefone 47-3428-0019). O local é simples, mas os pastéis… há quem diga que são os melhores do mundo. Exagero ou não, como explicar a venda de mais de quinze mil pastéis por semana numa estrada que liga a pequena cidade de Pirabeiraba a São Bento do Sul e, para chegar, é preciso se afastar seis quilômetros da BR376?.

A proprietária do local Márcia Merkle, que também é descendente de alemães, conta que nasceu na região e resolveu abrir seu negócio há mais de vinte anos. Um vendedor me trouxe a máquina e passou a receita de uma massa para pastel-de-festa-de-igreja. Depois fui elaborar uma massa própria que pudesse congelar e levei mais de um mês para achar o ponto, lembra. Hoje sua lanchonete oferece 150 tipos de pastéis diferentes — com recheios desenvolvidos no local. Os mais vendidos são os tradicionais (palmito, carne, camarão, frango e queijo). Mas o preferido da família é o de palmito, carne e azeitona. O segredo do sucesso da lanchonete é tão simples quanto a explicação de Márcia. Primeiro é preciso achar o ponto da sova da massa e depois perceber que o importante é o sabor e a qualidade.

HOTEL DE CURITIBA GANHA DESTAQUE
O Quality Hotel Curitiba foi escolhido o melhor hotel da marca entre outros 1.600 empreendimentos da mesma bandeira de todo o mundo. O anúncio foi feito durante a 61ª Convenção Anual da Choice Hotels, realizada de 14 a 16 de maio, em Las Vegas (EUA). Outros dois hotéis administrados pela Atlantica também concorreram em suas próprias categorias – Comfort Hotel Fortaleza e Clarion Faria Lima. Ao todo, mais de 6.000 hotéis ao redor do mundo participaram da disputa.

Segundo Paul Sistare, presidente e CEO da Atlantica Hotels, o prêmio Quality Hotel do Ano é um importante reconhecimento para a Atlantica porque coroa o esforço e o trabalho primoroso do Rodrigo Bassinelli, gerente geral do hotel, e de todos os colaboradores do empreendimento que buscam a perfeição em nossos serviços e infraestrutura.

“Receber este prêmio atesta a qualidade de nossa equipe durante todo ano. É evidente que não vamos ficar na zona de conforto, e sim procurar a cada dia manter a perfeição dos nossos serviços”, comemora o gerente geral do Quality Hotel Curitiba, Rodrigo Basinelli.

A Convenção da Choice Hotels reuniu cerca de sete mil pessoas, entre executivos e gerentes das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion. Pela Atlantica Hotels, estiveram presentes no evento Paul Sistare, presidente e CEO; Christer Holtze, COO; Elias Rodrigues, diretor sênior de Operações; Cristina Matsumoto, diretora de Operações; Cristiane Roquetti, diretora de Global Account e gerentes gerais de diversos empreendimentos da Atlantica.


NOTAS

Recorde alemão
Não, não é no futebol… O DZT- Centro de Turismo Alemão está comemorando mais um recorde de crescimento de pernoites de brasileiros. De acordo com as últimas estatísticas divulgadas pela sede da instituição, que fica em Frankfurt, em janeiro e fevereiro deste ano as chamadas Magic Cities registraram um forte crescimento no número de turistas do Brasil: 25,7% a mais que o verificado no mesmo bimestre de 2014, com um total de 46.291 pernoites. Entre as cidades do circuito Magic Cities, Dresden lidera o ranking, detendo a maior alta de hospedagem de brasileiros. Na sequência, Hamburgo, Munique, Stuttgart , Frankfurt e Colônia. A diretora do DZT para a América do Sul, Margaret Grantham, complementa: Apenas Munique recebeu, em janeiro, 11.992 visitantes do Brasil Isto coloca o País à frente da França, Holanda, Japão, Austrália e do Canadá em termos de emissão de turistas para esta cidade da Baviera. Além disso, a média mundial de permanência de turistas estrangeiros em Munique é de 2,2 pernoites, enquanto que a presença brasileira é de 2,7 pernoites, destaca, acrescentando que a capital, Berlim, não integra essas estatísticas.

Monthez no BNT Mercosul
Os visitantes do 21º BNT Mercosul, que acontece amanhã e sábado, no Centreventos de Itajaí, em Santa Catarina, vão poder conhecer os diferenciais em serviços e tarifas do Monthez Hotel & Eventos (www.monthez.com.br). O empreendimento confirmou sua participação pela segunda vez consecutiva na principal feira do segmento turístico, que reúne agentes de viagens, operadores e imprensa especializada de seis países. A expectativa é que o evento atraia cerca de seis mil visitantes, uma oportunidade para os participantes divulgarem seus serviços. Durante a BNT Mercosul o Monthez Hotel & Eventos vai apresentar sua completa infraestrutura para hospedagem e para realização de eventos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******