SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Principal acesso ao Parque Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio, a Via Olímpica já começa a ficar com a forma e a aparência desejada: a do famoso calçadão de Copacabana.
Com 1 km de extensão, com cinco terraços e dois mirantes, ela foi inspirada nas curvas desenhadas na calçada da tradicional praia carioca. A partir da Via Olímpica, os espectadores poderão acessar os principais pontos de competições do Parque Olímpico.
As obras neste calçadão do Parque Olímpico estão em fase final de terraplanagem, o que permite a implantação da pavimentação.
O Parque Olímpico é chamado de coração dos Jogos de 2016 pelos organizadores pois, em uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, abrigará nove arenas esportivas, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do Centro Principal de Imprensa (MPC) e de um hotel (com 404 quartos).
No complexo, serão disputadas 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paraolímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas).
Segundo a Empresa Olímpica Municipal (EOM), órgão criado pela prefeitura do Rio para realizar as obras dos Jogos, nesta sexta-feira (22) o trabalho nas redes subterrâneas do Parque Olímpico chegou a 84% de conclusão.