SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Policiais interditaram na manhã desta sexta a mesquita criada pelo artista suíço Christoph Büchel como uma instalação artística que representava a Islândia na Bienal de Veneza, em cartaz até novembro.
Inaugurada em 8 de maio, a mesquita improvisada ocupava a antiga igreja católica de Santa Maria della Misericordia, no centro histórico da cidade italiana, uma construção que estava fechada havia cerca de 40 anos. A decisão de interditar o espaço foi atribuída ao fato de o artista não ter autorização para criar um local de culto.
Büchel e o Icelandic Art Center, responsável pela obra, argumentaram, no entanto, que a mesquita temporária criada em Veneza não passava de uma obra de arte e tinha como meta refletir sobre o fato de que, mesmo com uma população de 20 mil muçulmanos, a cidade não tem uma mesquita no centro.
Desde a abertura da Bienal de Veneza, o local vem sendo frequentado por muçulmanos que, de fato, rezam ali, o que despertou protestos da população católica local e desencadeou preocupações de ataques terroristas por parte das autoridades italianas.
Em nota à imprensa, o Icelandic Art Center disse que mesmo interditada a obra cumpriu sua função em Veneza. “A obra de Christoph Büchel tinha como intenção jogar luz sobre a segregação institucionalizada e o preconceito na sociedade”, diz o texto. “É justo dizer que ela atingiu a sua meta.”