A partir desta segunda-feira (25), às 10 horas, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. A prova pode ser a porta de entrada para os alunos que vão prestar vestibular nas Universidades Estaduais do Paraná (Unespar), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e a do Oeste do Paraná (Unioeste). As inscrições vão até dia 10 de junho, às 21h59min. A taxa de inscrição é de R$ 63.

Com a nota adquirida na prova é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo qual as universidades ofertam vagas. A Unespar começou a aderir ao Sisu nesse ano e oferta 50% de suas vagas para os seus sete câmpus (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória).

O método é válido para todos os cursos ofertados pela instituição, exceto para os que exigem teste de habilidade específica, no caso, alguns cursos do Câmpus Curitiba I (Embap) e Câmpus Curitiba II (FAP).

Outra universidade que também adotou o sistema em 2015 foi a Unicentro, que oferta metade de suas vagas para os participantes do Enem. A outra metade se divide em 40% para os aprovados nos concursos vestibulares e os outros 10% para os participantes do Programa de Avaliação Continuada.

Já a Uenp oferece 10% das vagas dos cursos de graduação dos câmpus de Cornélio Procópio e Jacarezinho. A universidade visa que, desta forma, as vagas dos cursos que não foram ocupadas por meio do vestibular sejam totalmente preenchidas.

Para ingressar na Unioeste usando a nota do Enem são ofertadas 50% das vagas dos cursos de graduação. A outra metade é para alunos que vão ingressar através do vestibular.

As provas ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro, no período da tarde. Mais informações no site enem.inep.gov.br