SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um piano suspenso desde março nos arcos da antiga ponte do Morumb, na marginal Pinheiros, foi retirado nesta sexta-feira (22) pela subprefeitura de Santo Amaro.
Em nota, a administração informou que começou a remoção na terça-feira (19). Inicialmente, a subprefeitura do Butantã era responsável pelo caso, que depois passou para a jurisdição de Santo Amaro.
No início do mês, o município afirmou que iria investigar e notificar os responsáveis por colocar o instrumento sobre a ponte. Nesta sexta, porém, a subprefeitura afirmou que ninguém havia sido localizado e, por isso, não houve notificações.
O instrumento estava sobre a ponte desde 21 de março, quando um coletivo de artistas promoveu uma festa para a abertura da instalação artística “Parque Suspenso”, elaborada pelos artistas americanos N.D. Austin e Jeff Stark. Nessa data, houve uma festa para cerca de 200 pessoas no local.
Para acessar a ponte, desativada desde 1998, era preciso subir uma escada (de corda e de madeira) e atravessar uma rede de segurança, instaladas pela organização. A rede de proteção se rompeu no momento em que a jornalista Claudia Garcia deixava o local. Ela caiu e fraturou a bacia e um osso da lombar.
Pessoas ligadas à organização, que não quiseram se identificar, dizem que a ideia do artista Nathan Austin era deixar o piano no local. Ele foi içado até o topo dos arcos com a ajuda de um caminhão, que estacionou na ponte nova, com a ajuda de vigas e cordas.