SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Foram fechados às 20h (horário local, 15h em Brasília), deste domingo (24), os colégios eleitorais na Espanha.
Os espanhóis foram convocados a renovar 8.122 postos em prefeituras, incluindo Barcelona, Madri, Valência e Sevilha, as quatro maiores cidades do país. A partir das 22h30 devem começar a ser divulgados dados fidedignos sobre as eleições, já com uma alta porcentagem de votos apurados.
“A nova e a velha política medem forças nas urnas”, afirmava a manchete do jornal “El País”, que não hesitou em dizer que estas são as eleições mais incertas desde a volta da democracia no país. Estima-se que aproximadamente 30% dos eleitores estão indecisos.
O jornal reúne dados de pesquisas de boca de urna que apontam duras disputas nas capitais Madri e Barcelona. A TV Telemadrid aponta vitória de Manuela Carmena sobre Esperanza Aguirre em Madri. No entanto, o Antena 3 afirma vitória de Aguirre. Em Barcelona, o quadro seria mais claro, com vitória para Ada Colau, seguida por Xavier Trias.
O voto jovem é a principal vantagem de novas formações como a esquerdista Podemos ou o rival centro-direita Ciudadanos -elas ameaçam a primazia que mantém desde 1982 os socialistas do PSOE e o governante Partido Popular, de direita.
As eleições acontecem em meio a crise cujas consequências seguem sendo notadas, apesar da volta do crescimento econômico em 2014 (de 1,4%). O desemprego afeta 23,7% da população ativa e os escândalos de corrupção contribuíram para o mal-estar dos cidadãos.