Em uma noite pouco inspirada, o Coritiba conheceu sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro neste domingo. Atuando na Ilha do Retiro, o time paranaense foi a nova vítima do Sport, que conseguiu os três pontos e alcançou a liderança do Brasileirão graças a um gol contra do zagueiro Welinton, marcado aos 27 minutos do primeiro tempo.

Com a vitória, o Leão da Ilha soma sete pontos em três jogos e encerra a rodada na liderança do Brasileirão – tem a mesma pontuação de Goiás e Corinthians, mas leva vantagem no saldo de gols. Já o Coritiba estaciona nos três pontos e cai para a 14ª colocação.

O Jogo

Para conseguir a inédita vitória na Ilha do Retiro, o Coritiba tentou atuar de forma ofensiva. A escalação e o esquema tático eram os mesmos utilizados diante do Grêmio: 4-2-3-1 com Rosinei mais aberto na direita, Thiago Galhardo na esquerda e Ruy centralizado. A ideia de Marquinhos Santos era adiantar a marcação para surpreender o time pernambucano, que vinha de quatro partidas sem derrota (venceu o Figueirense e empatou com o Flamengo pelo Brasileiro e derrotou Chapecoense e Santos pela Copa do Brasil).

O que era para ser a arma do Coxa, porém, acabou se tornando o calcanhar de Aquiles. Como o time não conseguia roubar a bola no campo de ataque, deixava um buraco no meio de campo para o Sport.. Atuando com duas linhas de quatro, os pernambucanos controlavam o jogo e levavam perigo nos contra-ataques, muitas vezes oferecido pelo próprio Coritiba, que errava passes demais e ainda estava desorganizado defensivamente, o que fez os jogadores apelarem para as faltas em alguns lances. Só no primeiro tempo, foram quatro cartões amarelos para o time paranaense.

As infrações, porém, não foram o suficiente para segurar o Leão. Explorando os buracos no lado esquerdo da defesa adversária, o Sport teve três oportunidades nos primeiros 20 minutos, mas Neto Moura e Mike não aproveitaram. Quem acabou inaugurando o placar foi o zagueiro Welinton, que ao tentar afastar a bola da área acabou mandando contra o próprio patrimônio.

Assim como fez contra o Santos no meio de semana, o Sport recuou após abrir o placar. Para tentar o empate, Marquinhos Santos resolveu sacar Rosinei e Ruy para as entradas de Wellington Paulista e Paulinho. O Coxa passou a atuar no 4-4-2, ganhou maior volume no ataque e quase chegou ao empate, mas parou na trave e depois em Danilo Fernandes.

Principais Lances
Primeiro tempo

9 – Renê faz lançamento de antes do meio de campo para Neto Moura, que domina e chuta forte, por cima do gol.

12 – Jogada pela lateral direita. Ivan e Welinton falham e Neto Moura recebe livre na entrada da área. Ele bate colocado, com categoria, e a bola passa muito perto do gol.

21 – Régis recebe o passe na entrada da área e tromba com a zaga. A bola sobra para Mike, que se livra da marcação e sai na cara do gol. Bruno fecha bem o gol e a finalização sai ao lado do gol.

28 – GOL DO SPORT! Régis cruza e Neto Moura chuta errado. Welinton tenta tirar de carrinho, mas desvia a finalização e manda contra o próprio gol, matando o goleiro Bruno.

32 – Norberto chega a linha de fundo e cruza para o meio. Rafhael Lucas consegue a finalização, mas é travado pela defesa na hora H.

Segundo tempo

12 – Ruy levanta para a área, Wellington Paulista desvia e a bola troca na trave. Na sobra, Rafhael Lucas chuta e Danilo Fernandes defende.

24 – Samuel Xavier cruza da direita para Joellinton, livre dentro da área, cabecear. A bola passa ao lado, perto do gol de Bruno, que ficou só olhando e torcendo.

34 – Cruzamento para a área, Hélder ajeita sem querer para Rafhael Lucas, que chuta forte da entrada da área. A bola vai por cima.

39 – Ruy cruza, Wellington Paulista tenta dominar, não consegue, mas a bola sobra para Paulinho. O atacante escolhe o canto, bate de chapa e o tiro sai raspando a trave.

Sport 1 x 0 Coritiba

Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Neto Moura (Élber) e Régis (Diego Souza); Mike (Danilo) e Joelinton. Técnico: Eduardo Baptista.
Coritiba: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; João Paulo, Hélder, Rosinei (Wellington Paulista), Ruy e Thiago Galhardo (Paulinho); Rafhael Lucas (Negueba). Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Welinton (GC, 28 – 1º)
Cartões amarelos: Norberto, João Paulo, Ivan, Rosinei (C); Rithely (S)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Público: 12.119 total
Renda: R$ 163.960,00
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE), domingo às 18h30