Em 2013, os três grandes do futebol paranaense sonhavam em voltar a se destacar no cenário nacional e, para isso, cada um contava com um grande camisa 10: no Atlético, Paulo Baier; no Coritiba, Alex; no Paraná, Lucio Flavio.

Naquele ano, o Furacão, tendo em Baier seu maestro, conseguiu garantir vaga na Copa Libertadores e chegar à final da Copa do Brasil. Já o Coritiba garantiu novamente o título Paranaense e chegou a liderar o Brasileirão, mas no final teve de se contentar com a permanência na elite. Por fim, o Paraná bateu na trave e não conseguiu voltar à Série A por quatro pontos.

Os três são veteranos e líderes – dentro e fora de campo. Tornaram-se ídolos nos seus clubes pela técnica, visão de jogo e qualidade na bola parada.

Com o tempo, os três ídolos da camisa 10 deixaram os clubes paranaenses. Alex se aposentou no final de 2014 e virou comentarista. Paulo Baier foi dispensado pelo presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, no início de 2014. Lucio Flavio anuncia nessa segunda-feira (dia 25) sua saída do Paraná Clube, por não concordar com a redução salarial exigida pela diretoria.

Em 2015, o Trio de Ferro encara um futuro nebuloso. O Atlético conta com a nova Arena, mas ainda é um time que carrega muitas desconfianças depois do péssimo Campeonato Paranaense. Já o Coritiba, após ser derrotado pelo Operário na final do Estadual, dá mostras de que, mais uma vez, deve apenas lutar para não escapar do rebaixamento, enquanto o Paraná, tão endividado quanto o rival do Alto da Glória, tenta começar a se reconstruir com o apoio do grupo Paranistas de Bem.