Duas vezes por semana, quatro turmas de crianças entre 4 e 12 anos aprendem os primeiros movimentos de ginástica artística na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Ao fundo da quadra coberta dentro da Rua da Cidadania os movimentos no tatame chamam a atenção de todos que passam no local.

Supervisionada pela professora Ana Paula Pereira Cardoso, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, o projeto de ginástica artística iniciou em março e já conta com quatros turmas e 50 crianças participando.

A ginástica artística para crianças tem sido uma das atividades da Secretaria que tem se destacado aqui na Rua da Cidadania. Além dela, várias atividades gratuitas, desde a iniciação esportiva, futsal, vôlei, handebol, basquete, ginástica localizada, condicionamento físico, são promovidos pela nossa equipe de professores, conta a chefe de núcleo da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, de Santa Felicidade Patrícia Lange Milléo.

As turmas são divididas por faixa etária – de 4 a 8 anos e de 9 a 12 anos. As aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde, às terças e quintas-feiras.

Ao redor do tatame observando com olhos brilhando, as mães dividem a emoção de ver seus pequenos realizando movimentos, que vão da iniciação a ginástica artística até alguns que tiram o fôlego. Isolete Bandeira inscreveu os dois filhos nas aulas: Monalisa de 8 anos e Robert, de 5 anos. Achei importante quando eles pediram para fazer esta aula e tenho acompanhado com muita alegria e já percebi que melhoraram no desenvolvimento, flexibilidade em poucas aulas, disse Isolete.

Eu gosto de fazer a ponte [posição da ginástica]. Sempre via na televisão e queria fazer igual. Agora já sei, comemora Monalisa.

A menos de cinco metros do tatame, sentada no banco e olhar fixo aos movimentos da filha Bianca de 6 anos, Cláudia Cardoso de Melo avalia a aula como uma excelente oportunidade de acesso ao esporte. A Bianca faz natação e adora esporte, mas a ginástica artística mudou a autoestima dela e a fez descobrir seus limites físicos. É um trabalho excelente e uma oportunidade de se descobrir até um talento aqui destacou Cláudia.

Para a professora Ana Paula Pereira B. Cardoso, que dá as aulas de ginástica artística, o resultado é surpreendente. Seguimos o projeto de trabalho na ginástica artística da Federação Paranaense de Ginástica e em dois meses de trabalho percebi como as crianças evoluíram, disse Ana Paula. 

Nas aulas são utilizados equipamentos de iniciação à ginástica artística. Trabalhamos no tatame, com alguns aparelhos educativos, alongamentos e aplicamos o ensino do processo da ginástica que encanta a todos que acompanham e passam pela Rua da Cidadania completou a professora.

No dia 20 de junho as alunas da ginástica artística da Regional Santa Felicidade irão participar do Festival de Estreantes, promovido pela Federação Paranaense de Ginástica que acontecerá na Sociedade Duque de Caxias, na modalidade ginástica artística para crianças de 7 a 12 anos, uma oportunidade para exibirem seus talentos e serem observadas também.

O núcleo da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude na Rua da Cidadania de Santa Felicidade ainda promove outras atividades gratuitas de esporte e lazer como volei, basquete, futsal, ginástica localizada e condicionamento físico, ginástica para terceira idade, grupo de professores para corridas e caminhadas no Parque Barigui, entre outras. Mais informações no telefone (41) 3374-5004.