A Secretária Estadual de Educação, Ana Seres, afirmou que a paralisação compromete o ano letivo de todos os alunos e, caso as aulas começassem hoje, o calendário só seria finalizado em fevereiro de 2016. Ela disse ainda que 1.128 escolas estaduais estão abertas com profissionais, mas sem funcionamento por conta da ausência de estudantes. Das 2 mil escolas do Paraná, apenas 352 estão com atividades suspensas oficialmente, segundo informou a gestora da pasta, durante coletiva realizada nesta segunda-feira, 25.  

A App Sindicato rebate e diz que 85% das escolas fechadas em todo o Paraná. Ela lamentou ainda a atitude dos professores de rede pública que permanecem em greve e fez um pedido aos pais para que levem seus filhos às escolas.

Protestos

Na manhã desta segunda-feira, 25, grevistas realizaram bloqueios nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) em forma de protesto ao reajuste de apenas 5% nos salários dos servidores, proposto pelo Governo do Estado, a ser pago em duas parcelas. O funcionalismo público exige reposição de 8,17%, com base no IPCA.

No Núcleo de Curitiba, localizado ao lado da ParanaPrevidência, manifestantes impedem a entrada de funcionários no Núcleo. Embora não haja bloqueio aos funcionários, o atendimento ao público foi suspenso nesta segunda-feira, 25.

Em vídeo divulgado na página oficial da secretaria de Educação no Facebook, Ana Seres reforça o apelo para que a greve chegue ao fim. “Nesse momento, a maior preocupação da secretaria é com os alunos, principalmente aqueles que farão o Enem e vestibulares. Conto com o apoio de todos e fico grata nesse momento que solicitamos o maior empenho em prol dos nossos alunos”.