MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – O assassinato de uma jovem de 18 anos desatou uma onda de protestos e violência na cidade litorânea de Monte Hermoso, a cerca de 600 km de Buenos Aires.
Um homem, avô de um jovem suspeito, foi linchado até a morte.
Catherine Moscoso despareceu no final de semana passado, e seu corpo foi achado enterrado em um terreno baldio na noite de sábado (23). Segundo a polícia, ela foi enterrada ainda viva.
Revoltados, cerca de 300 moradores marcharam pela cidade e colocaram fogo na prefeitura, na promotoria, em um museu e na casa do ex-secretário municipal de segurança.
Eles tentaram incendiar ainda a casa do prefeito, mas foram impedidos por vizinhos.
Catherine tinha uma espécie de atraso mental e morava com a avó. Ela era procurada pela comunidade havia uma semana.
Câmeras de segurança filmaram a jovem saindo de uma casa noturna, para onde havia ido sozinha. Vizinhos do suspeito, porém, dizem ter visto a garota perto da casa do avô dele na tarde de segunda-feira (18).
Os moradores da cidade cercaram a delegacia no sábado (24) à noite, onde estaria o jovem suspeito. Eles colocaram fogo em uma patrulha e jogaram pedras na delegacia.
Depois, enfurecidos, seguiram pela cidade e atearam fogo nos edifícios públicos.
Os moradores cercaram o carro do avô do suspeito, que mora perto da casa de Catherine, e o lincharam. Juan Carlos Gonzalez, 70, morreu quando era levado ao hospital. Ninguém foi detido.
A mãe do jovem suspeito, de 16 anos, disse que ele não conhecia Catherine. A única coincidência, afirmou em entrevista a uma TV local, é que os dois foram a mesma casa noturna na mesma noite.
A suspeita sobre o jovem surgiu depois de ele ter publicado em uma rede social que estaria arrependido. “Ele é inocente, estão tentando encontrar um culpado”, disse a mãe.