RICARDO GALLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Osmar Fratini, 52, comandante do avião que levava os apresentadores Luciano Huck e Angélica, disse que decidiu pousar em uma fazenda próxima a Campo Grande (MS) porque a aeronave havia perdido potência e não conseguiria chegar a um aeroporto.
“Acendeu uma luz no painel indicando entupimento do filtro de combustível. O motor esquerdo perdeu potência e fiquei só com o motor direito. Eu estava próximo da velocidade de estol [quando o avião perde sustentação e cai] e comecei a procurar alternativas, olhando para fora para ver se achava algum lugar. Aí vimos a fazenda”, disse.
Luciano Huck foi o primeiro passageiro a perceber que alguma coisa estava errada. “O Luciano tem avião, a hora em que deu início a situação ele chegou para mim e falou: ‘Comandante, estamos em monomotor, não?’ Ele me ajudou muito, foi um paizão. A Angélica começou a gritar e ele ajudou a acalmar todos.”
Pouco antes do pouso, Fratini pediu que todos tirassem os óculos e afivelassem os cintos. As três crianças estavam sentadas no banco.
“Eu não abaixei o trem de pouso para o avião não virar quando pousássemos. Aí desliguei os dois motores e, quando estávamos para tocar o solo, avistei algumas vacas e subi um pouco. Pousamos. O avião andou uns 400 metros e tocou em uma curva de nível, como se fosse uma lombada que tem em fazendas. Aí ele virou 90 graus para esquerda, eu puxei o manche e não entendo como o avião obedeceu… Foram muitos gritos, mas estávamos eu e o copiloto concentrados. Fico feliz que todo mundo esteja bem.”
A aeronave, um Embraer 820C Navajo, pousou em um pasto na manhã de domingo (24).
Além dos três, estavam a bordo o copiloto, os três filhos do casal Huck e Angélica e duas babás das crianças. Ninguém se feriu com gravidade.
O acidente será investigado pela Aeronáutica. Como parte do procedimento, Fratini deve ter a habilitação suspensa por algum tempo; ele disse estar preocupado porque sustenta sozinho a família com os R$ 8.000 que recebe.